sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Parlamentares escolhem hoje novo presidente da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados brasileira elege hoje o seu novo presidente, na sequência do pedido da renúncia de Eduardo Cunha, apresentado a 07 de julho.

Eduardo Cunha

Eduardo Cunha

© Ueslei Marcelino / Reuters

Marcelo Castro, ex-ministro da Saúde no governo da Presidente da República com mandato suspenso, Dilma Rousseff, foi escolhido, na terça-feira, pela maioria da bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) como candidato do partido.

Segundo a imprensa brasileira, o ex-governante, além de reunir apoio entre os deputados insatisfeitos com o Presidente interino, Michel Temer, também foi escolhido pela possibilidade de atrair os votos do Partido dos Trabalhadores (PT), de Dilma Rousseff, e de outros movimentos partidários da oposição.

A maior bancada da câmara baixa do Congresso é a do PMDB (66), seguida pela do PT (58).

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, já tinha dito que o executivo interino estava a trabalhar para que a coligação do governo apoie um único candidato.

A 23 horas da votação, agendada para as 16:00 horas locais (20:00 horas em Lisboa), estavam inscritos 13 candidatos, mas mais poderão fazê-lo ainda hoje, até quatro horas antes da votação.

Os 512 deputados escolhem o sucessor de Eduardo Cunha, na sequência da sua suspensão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Eduardo Cunha é arguido na Operação Lava Jato, que investiga um grande esquema de corrupção, que envolve várias empresas, entre as quais a petrolífera estatal Petrobras.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.