sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Parlamentares escolhem hoje novo presidente da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados brasileira elege hoje o seu novo presidente, na sequência do pedido da renúncia de Eduardo Cunha, apresentado a 07 de julho.

Eduardo Cunha

Eduardo Cunha

© Ueslei Marcelino / Reuters

Marcelo Castro, ex-ministro da Saúde no governo da Presidente da República com mandato suspenso, Dilma Rousseff, foi escolhido, na terça-feira, pela maioria da bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) como candidato do partido.

Segundo a imprensa brasileira, o ex-governante, além de reunir apoio entre os deputados insatisfeitos com o Presidente interino, Michel Temer, também foi escolhido pela possibilidade de atrair os votos do Partido dos Trabalhadores (PT), de Dilma Rousseff, e de outros movimentos partidários da oposição.

A maior bancada da câmara baixa do Congresso é a do PMDB (66), seguida pela do PT (58).

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, já tinha dito que o executivo interino estava a trabalhar para que a coligação do governo apoie um único candidato.

A 23 horas da votação, agendada para as 16:00 horas locais (20:00 horas em Lisboa), estavam inscritos 13 candidatos, mas mais poderão fazê-lo ainda hoje, até quatro horas antes da votação.

Os 512 deputados escolhem o sucessor de Eduardo Cunha, na sequência da sua suspensão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Eduardo Cunha é arguido na Operação Lava Jato, que investiga um grande esquema de corrupção, que envolve várias empresas, entre as quais a petrolífera estatal Petrobras.

Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • 245 saltam de ponte de 30m no Brasil para Recorde do Guiness
    1:56
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.