sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Parlamentares escolhem hoje novo presidente da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados brasileira elege hoje o seu novo presidente, na sequência do pedido da renúncia de Eduardo Cunha, apresentado a 07 de julho.

Eduardo Cunha

Eduardo Cunha

© Ueslei Marcelino / Reuters

Marcelo Castro, ex-ministro da Saúde no governo da Presidente da República com mandato suspenso, Dilma Rousseff, foi escolhido, na terça-feira, pela maioria da bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) como candidato do partido.

Segundo a imprensa brasileira, o ex-governante, além de reunir apoio entre os deputados insatisfeitos com o Presidente interino, Michel Temer, também foi escolhido pela possibilidade de atrair os votos do Partido dos Trabalhadores (PT), de Dilma Rousseff, e de outros movimentos partidários da oposição.

A maior bancada da câmara baixa do Congresso é a do PMDB (66), seguida pela do PT (58).

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, já tinha dito que o executivo interino estava a trabalhar para que a coligação do governo apoie um único candidato.

A 23 horas da votação, agendada para as 16:00 horas locais (20:00 horas em Lisboa), estavam inscritos 13 candidatos, mas mais poderão fazê-lo ainda hoje, até quatro horas antes da votação.

Os 512 deputados escolhem o sucessor de Eduardo Cunha, na sequência da sua suspensão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Eduardo Cunha é arguido na Operação Lava Jato, que investiga um grande esquema de corrupção, que envolve várias empresas, entre as quais a petrolífera estatal Petrobras.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.