sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Rodrigo Maia eleito presidente da Câmara dos Deputados do Brasil

O deputado brasileiro do partido Democratas (DEM) Rodrigo Maia foi hoje eleito presidente da Câmara dos Deputados (câmara baixa do Congresso do Brasil).

© Ueslei Marcelino / Reuters

O parlamentar obteve uma vitória expressiva na segunda volta da votação, obtendo 285 votos, mais do que os alcançados por Rogério Rosso, do Partido Social Democrático (PSD), que conquistou o apoio de 170 deputados.

Na primeira volta, que decorreu na quarta-feira à noite, Rodrigo Maia havia já sido o mais votado entre os 13 candidatos, ao somar 120 votos, seguido por Rogério Rosso, que conseguiu 106 votos.

Como nenhum dos dois candidatos - ambos da base de apoio do Governo interino - conseguiu maioria absoluta na primeira volta, o novo presidente da câmara baixa do Congresso brasileiro teve de ser decidido na segunda volta.

O terceiro colocado na primeira volta foi Marcelo Castro, que chegou a ser ministro da Presidente com mandato suspenso, Dilma Rousseff, e cuja candidatura preocupava o executivo interino liderado por Michel Temer.

Após a apresentação dos resultados, já de madrugada, vários deputados gritaram "Fora, Cunha", porque Rogério Rosso é próximo do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Já sentado na cadeira de presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, de 46 anos, destacou que se tratou de uma "disputa limpa" e emocionou-se ao falar da família.

"Vamos a partir de amanhã governar com simplicidade. Temos muito trabalho a fazer", referiu, defendendo a necessidade de pacificar e de fazer dialogar a minoria com a maioria dentro da câmara.

"Temos uma pauta [agenda] do Governo, que é importante sim, mas temos também a pauta da sociedade", disse ainda.

Filho de um ex-presidente da câmara do Rio de Janeiro, Rodrigo Maia já foi, por duas vezes, líder da bancada do DEM na Câmara dos Deputados, que atualmente é composta por 27 lugares, e também presidente do partido.

Rodrigo Maia contou com vários apoios, entre os quais o do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), movimento com 50 lugares e liderado pelo senador e ex-candidato presidencial Aécio Neves.

No discurso antes da votação, Rodrigo Maia defendeu um poder legislativo forte e independente, e disse que pretende dar mais espaço a todos os deputados, visto que, normalmente, apenas os líderes das bancadas falam no plenário.

"O Brasil só vai superar a crise se a Câmara superar a sua crise", advogou.

Os parlamentares escolheram assim o sucessor de Eduardo Cunha, que apresentou um pedido de renúncia a 07 de julho e que, já antes, tinha sido suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Eduardo Cunha é arguido na Operação Lava Jato, que investiga um grande esquema de corrupção que envolve várias empresas, entre as quais a petrolífera estatal Petrobras.

Rodrigo Maia ocupará o cargo temporariamente, até fevereiro do próximo ano, quando será eleito um novo presidente.

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..