sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

MP brasileiro acusa ex-ministro de corrupção e organização criminosa

© Ueslei Marcelino / Reuters

Paulo Bernardo, ex-ministro nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e da Presidente com mandato suspenso Dilma Rousseff, foi hoje acusado, com mais 19 pessoas, dos crimes de corrupção e organização criminosa no Ministério do Planeamento do Brasil.

A acusação foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF), que alega que Paulo Bernardo é o responsável pela implantação de um esquema criminoso que defraudou a gestão de empréstimos consignados no Ministério do Planeamento, que desviou mais de 100 milhões de reais (27,4 milhões de euros), entre os anos 2010 e 2015.

O ex-ministro foi preso no passado dia 23 de junho, por suspeita de ter recebido 7,1 milhões de reais (1,9 milhões de euros) em subornos deste esquema e que envolve uma empresa chamada Consist.

A Consist administrava contratos de crédito consignado para funcionários públicos no Ministério do Planeamento, desviando 70% do valor de 1 real (27 cêntimos de euro) que era cobrado para conceder os empréstimos e enviado a uma empresa de fachada.

Paulo Bernardo foi solto no dia 29 de junho, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a acusação, o ex-ministro e os outros envolvidos recebiam pagamentos ilegais a partir do contrato feito com a Consist.

Paulo Bernardo também teria tido despesas pessoais e de campanhas eleitorais pagas pelo esquema de corrupção.

Se a Justiça confirmar a acusação, Paulo Bernardo será constituído arguido e julgado.

Lusa

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Pombo apanhado a transportar droga no Kuwait

    Mundo

    Há muitos anos, os pombos-correios serviam para trocar mensagens, quase como o WhatsApp da época. Contudo, nos dias de hoje a troca de informação é facilitada e há quem prefira usar estes animais para técnicas ilegais. Foi o que aconteceu no Kuwait, onde as autoridades apanharam um pombo com uma bolsa nas costas, que transportava drogas.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00