sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Senado dá início a sessão de pronúncia do processo de impeachment de Dilma

© Ueslei Marcelino / Reuters

O Senado (câmara alta do parlamento) brasileiro começou hoje uma sessão "de pronuncia" em que será votada a ida a julgamento do processo de destituição da Presidente Dilma Rousseff, que se encontra com mandato suspenso.

Considerada a segunda fase do processo de destituição a sessão de hoje é presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

A expectativa é que a sessão seja longa, mas não deve trazer surpresa quanto ao resultado já que os senadores favoráveis ao afastamento de Dilma Rousseff contabilizam 60 votos, contra os 41 necessários para dar andamento ao processo.

Na abertura da sessão, Ricardo Lewandowski, frisou que os senadores terão a delicada incumbência de decidir se o julgamento da Presidente será iniciado.

Segundo o presidente do STF, os membros do senado desempenharão a função de juízes, cabendo a eles apenas cumprir o papel legal de presidir ao julgamento que venha a acontecer não podendo interferir nas discussões nem dar opinião ou emitir juízos de valor nas questões submetidas ao plenário.

Lusa

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano