sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Senado dá início a sessão de pronúncia do processo de impeachment de Dilma

© Ueslei Marcelino / Reuters

O Senado (câmara alta do parlamento) brasileiro começou hoje uma sessão "de pronuncia" em que será votada a ida a julgamento do processo de destituição da Presidente Dilma Rousseff, que se encontra com mandato suspenso.

Considerada a segunda fase do processo de destituição a sessão de hoje é presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

A expectativa é que a sessão seja longa, mas não deve trazer surpresa quanto ao resultado já que os senadores favoráveis ao afastamento de Dilma Rousseff contabilizam 60 votos, contra os 41 necessários para dar andamento ao processo.

Na abertura da sessão, Ricardo Lewandowski, frisou que os senadores terão a delicada incumbência de decidir se o julgamento da Presidente será iniciado.

Segundo o presidente do STF, os membros do senado desempenharão a função de juízes, cabendo a eles apenas cumprir o papel legal de presidir ao julgamento que venha a acontecer não podendo interferir nas discussões nem dar opinião ou emitir juízos de valor nas questões submetidas ao plenário.

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.