sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Senado dá início a sessão de pronúncia do processo de impeachment de Dilma

© Ueslei Marcelino / Reuters

O Senado (câmara alta do parlamento) brasileiro começou hoje uma sessão "de pronuncia" em que será votada a ida a julgamento do processo de destituição da Presidente Dilma Rousseff, que se encontra com mandato suspenso.

Considerada a segunda fase do processo de destituição a sessão de hoje é presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

A expectativa é que a sessão seja longa, mas não deve trazer surpresa quanto ao resultado já que os senadores favoráveis ao afastamento de Dilma Rousseff contabilizam 60 votos, contra os 41 necessários para dar andamento ao processo.

Na abertura da sessão, Ricardo Lewandowski, frisou que os senadores terão a delicada incumbência de decidir se o julgamento da Presidente será iniciado.

Segundo o presidente do STF, os membros do senado desempenharão a função de juízes, cabendo a eles apenas cumprir o papel legal de presidir ao julgamento que venha a acontecer não podendo interferir nas discussões nem dar opinião ou emitir juízos de valor nas questões submetidas ao plenário.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.