sicnot

Perfil

Operação Lava Jato

Dilma oficialmente afastada do poder

Dilma oficialmente afastada do poder

Dilma Rousseff foi condenada por crimes de responsabilidade e perdeu o mandato. A Presidente afastada há quatro meses do poder foi considerada culpada por 61 dos 81 senadores que votaram o impeachment. Dilma já disse que sofreu um segundo golpe de Estado.

  • O momento da destituição de Dilma
    0:20

    Operação Lava Jato

    O impeachment foi aprovado. Dilma Rousseff é afastada da Presidência e perde, oficialmente, o mandato. A destituição foi aprovada com 61 votos a favor e 20 contra. Ainda assim, os senadores decidiram manter os direitos políticos de Dilma. a ex-presidente pode desempenhar funções públicas.Esta segunda votação teve 42 votos a favor da proibição, mas eram precisos 54. Quer isto dizer que Dilma ficou apenas impedida de prosseguir o atual mandato, podendo candidatar-se a cargos públicos. Com a destituição, Michel Temer ficará na presidência do Brasil até ao final de 2018.

  • Senadores vão votar direitos políticos de Dilma
    4:02

    Operação Lava Jato

    Dilma Rousseff foi destituida de Presidente do Brasil. Esta decisão foi o fim de um processo que se prolongou por nove meses. Ivani Flora, correspondente da SIC no Brasil, adianta que 61 senadores votaram a favor do afastamento da Presidente e 20 contra. Os senadores vão ainda votar sobre os direitos políticos de Dilma.

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".