sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Dilma oficialmente afastada do poder

Dilma oficialmente afastada do poder

Dilma Rousseff foi condenada por crimes de responsabilidade e perdeu o mandato. A Presidente afastada há quatro meses do poder foi considerada culpada por 61 dos 81 senadores que votaram o impeachment. Dilma já disse que sofreu um segundo golpe de Estado.

  • Dilma vai recorrer da destituição
    1:20

    Crise no Brasil

    Dilma Rousseff classificou a sua destituição da Presidência da República por parte do Senado como uma farsa política e jurídica. Dilma já fez saber que vai recorrer da decisão para todas as instâncias ao seu alcance.

  • O momento da destituição de Dilma
    0:20

    Crise no Brasil

    O impeachment foi aprovado. Dilma Rousseff é afastada da Presidência e perde, oficialmente, o mandato. A destituição foi aprovada com 61 votos a favor e 20 contra. Ainda assim, os senadores decidiram manter os direitos políticos de Dilma. a ex-presidente pode desempenhar funções públicas.Esta segunda votação teve 42 votos a favor da proibição, mas eram precisos 54. Quer isto dizer que Dilma ficou apenas impedida de prosseguir o atual mandato, podendo candidatar-se a cargos públicos. Com a destituição, Michel Temer ficará na presidência do Brasil até ao final de 2018.

  • Senadores vão votar direitos políticos de Dilma
    4:02

    Crise no Brasil

    Dilma Rousseff foi destituida de Presidente do Brasil. Esta decisão foi o fim de um processo que se prolongou por nove meses. Ivani Flora, correspondente da SIC no Brasil, adianta que 61 senadores votaram a favor do afastamento da Presidente e 20 contra. Os senadores vão ainda votar sobre os direitos políticos de Dilma.

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.