sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Michel Temer toma posse como Presidente da República

Michel Temer foi esta quarta-feira empossado no cargo de Presidente do Brasil numa cerimónia realizada no Senado (câmara alta parlamentar), em Brasília.

O novo chefe do poder Executivo brasileiro chegou à cerimónia de posse acompanhado de ministros de Estado e políticos, tendo sido saudado e aplaudido por um grande número de parlamentares e assessores presentes no evento.

Michel Temer foi anunciado pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, e em seguida leu o juramento em que promete defender a Constituição e a independência do Brasil.

O chefe de Estado optou por não fazer um discurso no ato da posse.

Fontes do Palácio do Planalto informam que Temer irá realizar uma reunião com todos os seus ministros no seu gabinete e possivelmente divulgar uma declaração à nação, que foi gravada hoje.

Ainda hoje Temer deve viajar para a China para participar no encontro dos líderes do G-20.

Lusa

  • Quem é Michel Temer
    2:28

    Operação Lava Jato

    Tem 75 anos e é o homem mais velho a assumir a Presidência do Brasil. Aceitou o primeiro cargo público em 1964, na secretaria da educação do governo estadual de Adhemar de Barros. Em 1997 foi eleito pela primeira vez Presidente da Câmara dos deputados. Tornou-se o número dois de Dilma em 2010 e manteve-se sempre na sombra até maio deste ano.

  • Dilma Rousseff foi destituída

    Operação Lava Jato

    A Presidente brasileira com mandato suspenso, Dilma Rousseff, perdeu hoje o mandato presidencial depois de uma votação no Senado (câmara alta parlamentar) em Brasília. Dos 81 senadores, 61 votaram a favor e 20 contra a destituição da Presidente.

  • O momento da destituição de Dilma
    0:20

    Operação Lava Jato

    O impeachment foi aprovado. Dilma Rousseff é afastada da Presidência e perde, oficialmente, o mandato. A destituição foi aprovada com 61 votos a favor e 20 contra. Ainda assim, os senadores decidiram manter os direitos políticos de Dilma. a ex-presidente pode desempenhar funções públicas.Esta segunda votação teve 42 votos a favor da proibição, mas eram precisos 54. Quer isto dizer que Dilma ficou apenas impedida de prosseguir o atual mandato, podendo candidatar-se a cargos públicos. Com a destituição, Michel Temer ficará na presidência do Brasil até ao final de 2018.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.