sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

PR da Bolívia ameaça retirar embaixador no Brasil se destituição de Dilma for aprovada

© Handout . / Reuters

O Presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que vai retirar o embaixador do seu país do Brasil se o processo de destituição da Presidente com mandato suspenso Dilma Rousseff for aprovado hoje pelo Senado (câmara alta parlamentar).

"Se o golpe parlamentar contra o governo democrático de Dilma Rousseff prosperar, a Bolívia vai convocar seu embaixador. Defendemos a democracia e a paz", escreveu Morales na sua conta na rede social Twitter.

Na mesma rede social, Evo Morales frisou que "o único juiz que pode punir a conduta política de Dilma Rousseff é o seu povo", frisando, ainda, que a luta da líder brasileira seria "a mesma luta travada por nossos povos da América Latina e do mundo contra o poder económico".

O Presidente boliviano classificou o processo de impeachment (destituição) como "injusto" e alegou que o processo foi um plano destinado a conter a rebelião do povo em favor dos pobres, negros e das mulheres no poder.

Evo Morales é Presidente da Bolívia desde 2006 e desde que ascendeu ao cargo tem-se mostrado um aliado de Dilma Rousseff e do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A última sessão do julgamento de Dilma Rousseff já está a decorrer em Brasília, mas a votação que definirá o resultado do processo de impeachment ainda não se realizou.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..