sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Presidente do Brasil vaiado e aplaudido no desfile do Dia da Independência

© POOL New / Reuters

O Presidente do Brasil, Michel Temer, foi vaiado e aplaudido na manhã desta quarta-feira em Brasília durante o desfile militar que comemora o dia da Independência do país, em mais uma demonstração da divisão provocada pela crise política.

O novo chefe de Estado, que tomou posse na semana passada depois da destituição de Dilma Rousseff, também foi aplaudido por parte do público em mais uma demonstração de que o país continua dividido por uma grave crise política.

Além das vaias e aplausos, a cerimónia também foi atípica porque Michel Temer optou por não fazer o desfile no Rolls Royce "Silver Wraith", um carro aberto que foi oferecido pela Rainha Isabel II da Inglaterra, e não usou a faixa presidencial, duas condutas que normalmente são adotadas pelos Presidentes do país nestas ocasiões.

O público estimado era de cerca de 30 mil pessoas, em Brasília.

Sobre as manifestações, o Jornal Folha de São Paulo e o portal de notícias UOL relataram que viram seguranças a impedir manifestantes políticas nas arquibancadas do desfile.

Segundo a imprensa brasileira, esta ação foi contra uma informação dada pela assessoria de imprensa do Planalto que havia dito que as manifestações políticas seriam liberadas.

Esta quarta-feira é feriado nacional e além das comemorações militares foram convocados pelo menos 18 protestos contra Michel Temer em diversas cidades do Brasil.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.