sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Presidente do Brasil vaiado e aplaudido no desfile do Dia da Independência

© POOL New / Reuters

O Presidente do Brasil, Michel Temer, foi vaiado e aplaudido na manhã desta quarta-feira em Brasília durante o desfile militar que comemora o dia da Independência do país, em mais uma demonstração da divisão provocada pela crise política.

O novo chefe de Estado, que tomou posse na semana passada depois da destituição de Dilma Rousseff, também foi aplaudido por parte do público em mais uma demonstração de que o país continua dividido por uma grave crise política.

Além das vaias e aplausos, a cerimónia também foi atípica porque Michel Temer optou por não fazer o desfile no Rolls Royce "Silver Wraith", um carro aberto que foi oferecido pela Rainha Isabel II da Inglaterra, e não usou a faixa presidencial, duas condutas que normalmente são adotadas pelos Presidentes do país nestas ocasiões.

O público estimado era de cerca de 30 mil pessoas, em Brasília.

Sobre as manifestações, o Jornal Folha de São Paulo e o portal de notícias UOL relataram que viram seguranças a impedir manifestantes políticas nas arquibancadas do desfile.

Segundo a imprensa brasileira, esta ação foi contra uma informação dada pela assessoria de imprensa do Planalto que havia dito que as manifestações políticas seriam liberadas.

Esta quarta-feira é feriado nacional e além das comemorações militares foram convocados pelo menos 18 protestos contra Michel Temer em diversas cidades do Brasil.

Lusa

  • Paula Brito e Costa continua a trabalhar na Raríssimas

    País

    Depois de ter apresentado a demissão do cargo de presidente da Raríssimas, Paula Brito e Costa mantém-se a exercer funções na associação, apurou a SIC. Identifica-se agora como diretora-geral e já comunicou isso mesmo a alguns funcionários.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.