sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Temer nomeia primeira ministra mulher do seu Governo

O Presidente do Brasil, Michel Temer, nomeou esta sexta-feira Grace Maria Fernandes Mendonça para o cargo de chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), tornando-a a primeira mulher no seu Governo.

Grace Mendonça assumirá o posto no lugar de Fábio Medina Osório, demitido hoje depois de uma série de atritos com outros membros do executivo, que culminaram no seu afastamento.

Em nota divulgada no portal do Planalto, o Governo informou que "o Presidente Michel Temer convidou hoje para ocupar o honroso cargo de Advogado-Geral da União a doutora Grace Maria Fernandes Mendonça, distinta profissional e servidora de carreira daquele órgão" e agradeceu "os relevantes serviços prestados pelo competente advogado doutor Fábio Medina Osório", que deixa o cargo.

A nomeação também é encarada como uma resposta às críticas feitas a Temer, que ao assumir o comando do Brasil nomeou apenas homens para os altos cargos do executivo.

Grace Mendonça é funcionária de carreira da AGU. Formada em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal, tem uma especialização em Direito Processual Civil, sendo também professora titular de Direito Constitucional, Processual Civil e Direito Administrativo na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Lusa

  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo Expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por ter comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o jornal reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.