sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Temer nomeia primeira ministra mulher do seu Governo

O Presidente do Brasil, Michel Temer, nomeou esta sexta-feira Grace Maria Fernandes Mendonça para o cargo de chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), tornando-a a primeira mulher no seu Governo.

Grace Mendonça assumirá o posto no lugar de Fábio Medina Osório, demitido hoje depois de uma série de atritos com outros membros do executivo, que culminaram no seu afastamento.

Em nota divulgada no portal do Planalto, o Governo informou que "o Presidente Michel Temer convidou hoje para ocupar o honroso cargo de Advogado-Geral da União a doutora Grace Maria Fernandes Mendonça, distinta profissional e servidora de carreira daquele órgão" e agradeceu "os relevantes serviços prestados pelo competente advogado doutor Fábio Medina Osório", que deixa o cargo.

A nomeação também é encarada como uma resposta às críticas feitas a Temer, que ao assumir o comando do Brasil nomeou apenas homens para os altos cargos do executivo.

Grace Mendonça é funcionária de carreira da AGU. Formada em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal, tem uma especialização em Direito Processual Civil, sendo também professora titular de Direito Constitucional, Processual Civil e Direito Administrativo na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.