sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Temer nomeia primeira ministra mulher do seu Governo

O Presidente do Brasil, Michel Temer, nomeou esta sexta-feira Grace Maria Fernandes Mendonça para o cargo de chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), tornando-a a primeira mulher no seu Governo.

Grace Mendonça assumirá o posto no lugar de Fábio Medina Osório, demitido hoje depois de uma série de atritos com outros membros do executivo, que culminaram no seu afastamento.

Em nota divulgada no portal do Planalto, o Governo informou que "o Presidente Michel Temer convidou hoje para ocupar o honroso cargo de Advogado-Geral da União a doutora Grace Maria Fernandes Mendonça, distinta profissional e servidora de carreira daquele órgão" e agradeceu "os relevantes serviços prestados pelo competente advogado doutor Fábio Medina Osório", que deixa o cargo.

A nomeação também é encarada como uma resposta às críticas feitas a Temer, que ao assumir o comando do Brasil nomeou apenas homens para os altos cargos do executivo.

Grace Mendonça é funcionária de carreira da AGU. Formada em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal, tem uma especialização em Direito Processual Civil, sendo também professora titular de Direito Constitucional, Processual Civil e Direito Administrativo na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14