sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Lula da Silva nega ser dono ou ter dormido no apartamento do Guarujá

O ex-Presidente brasileiro Lula da Silva, acusado esta quarta-feira de corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, reiterou que não é dono do apartamento do Guarujá onde foram detetadas irregularidades e que nem sequer dormiu lá.

Numa nota publicada na página do ex-Presidente na rede social Facebook lê-se que, "desde 30 de Janeiro de 2016, Lula tornou públicos os documentos que provam que não é o dono de nenhum apartamento no Guarujá".

"Lula esteve apenas uma vez no edifício, quando a sua família avaliava comprar o imóvel. Jamais foi proprietário dele ou sequer dormiu uma noite no suposto apartamento que a Lava Jato desesperadamente tenta atribuir ao ex-Presidente", sublinha a nota.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou hoje o ex-Presidente, a sua mulher, Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-presidente da construtora OAS Léo Pinheiro e outras quatro pessoas ligadas à mesma empresa, por crimes de corrupção activa e passiva e lavagem de dinheiro.

Em causa estão supostas irregularidades na aquisição e no restauro do apartamento de luxo, situado no litoral do Estado de São Paulo.

Lula da Silva é acusado de ter sido beneficiado com obras no imóvel feitas pela construtora OAS.

Segundo o MPF, a reforma no apartamento foi oferecida pela empresa como compensação por ações do ex-Presidente no esquema de corrupção da Petrobras.

O ex-Presidente anexou um arquivo na publicação no Facebook com vários documentos que, segundo a defesa, "desmontam farsa" sobre a titularidade do imóvel.

A Operação Lava Jato investiga o maior esquema de corrupção da história do Brasil, envolvendo várias empresas, entre elas a petrolífera estatal Petrobras, e dezenas de políticos.

Em conferência de imprensa, o procurador Deltan Dallagnol, que coordena a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, disse que o ex-Presidente era o "grande general" do esquema criminoso descoberto pelas autoridades.

Esta é a primeira denúncia contra o ex-chefe de Estado encaminhada ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na Justiça Federal do Paraná.

Lusa

  • O que é o caso Lava Jato
    1:43

    Crise no Brasil

    Na origem do caso que poderá levar Lula da Silva à cadeia está o processo de corrupção Lava Jato. Os suspeitos são empresários e políticos, num esquema de lavagem de dinheiro que terá movimentado cerca de 10 mil milhões de euros. Lula da Silva é suspeito de ter recebido um apartamento de luxo.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..