sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Ministério Público diz que Lula era o "grande general" nos crimes da Lava Jato

© Paulo Whitaker / Reuters

O procurador Deltan Dallagnol, que coordena a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, disse esta quarta-feira que o ex-Presidente brasileiro Lula da Silva era o "grande general" do esquema criminoso descoberto pelas autoridades.

Em conferência de imprensa em Curitiba, o procurador afirmou que o ex-chefe de Estado era o "comandante" que "determinou a realização e a continuidade da prática dos crimes" num mega-esquema de corrupção, associado à petrolífera Petrobras.

O procurador referiu que o núcleo político está no topo da "pirâmide criminosa" do Petrolão e no centro do esquema aparece Lula da Silva.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou hoje o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a sua mulher, Marisa Letícia, Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, Léo Pinheiro, presidente da OAS, e outras quatro pessoas ligadas à mesma empreiteira.

Em causa estão crimes de corrupção activa e passiva e lavagem de dinheiro.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.