sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Defesa de Lula pouco surpreendida com decisão de julgar ex-Presidente

A defesa de Lula da Silva manifestou-se esta terça-feira "pouco surpreendida" com a sua condução a julgamento no processo Lava Jato, dado "o histórico de perseguição e violação das garantias fundamentais" pelo juiz que aceitou a acusação.

O juiz federal Sérgio Moro, que trata dos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, aceitou hoje a acusação contra Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo a acusação anteriormente apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), houve benefícios da construtora OAS a Lula da Silva, através da reforma e da decoração do seu apartamento triplex, como compensação por ações do ex-Presidente no esquema de corrupção da Petrobras.

Em causa está também um contrato de armazenamento de bens milionário com a OAS, operações com as quais a acusação afirma que Lusa terá recebido 3,7 milhões de reais (1,018 milhões de euros) da OAS.

"Perante todo o histórico de perseguição e violação às garantias fundamentais pelo juiz de Curitiba em relação ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não causa surpresa a decisão por ele proferida", lê-se numa nota assinada pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira.

A defesa lamentou que, "nem mesmo os defeitos formais da peça acusatória e a ausência de uma prova contra Lula, como amplamente é reconhecido pela comunidade jurídica", tenham impedido que o "juiz levasse adiante o que há muito havia deixado claro que faria: impor a Lula um crime que jamais praticou".

Para os advogados do ex-líder do Brasil, este é "um processo sem juiz enquanto agente desinteressado e garantidor dos direitos fundamentais".

A defesa lembrou que, em junho passado, em entrevista, o procurador da República Deltan Dallagnol, que coordena a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, reconheceu que ele e o juiz Sérgio Moro são "símbolos de um time [equipa]".

Esse reconhecimento, acrescentaram, "é inaceitável e viola não apenas a legislação processual, mas a garantia de um processo justo, garantia essa assegurada pela Constituição Federal e pelos Tratados Internacionais que o Brasil se obrigou a cumprir".

O procurador Deltan Dallagnol disse, na semana passada, em conferência de imprensa sobre a denúncia contra o ex-Presidente, que Lula da Silva era o "grande general" do esquema criminoso descoberto pelas autoridades na Petrobras.

Os advogados lembraram ainda que aguardam uma decisão judicial a "uma exceção de suspeição" apresentada contra Sérgio Moro.

"Esperamos que a Justiça brasileira, através dos órgãos competentes, reconheça que o juiz de Curitiba perdeu sua imparcialidade para julgar Lula, após ter praticado diversos atos que violaram as garantias fundamentais do ex-Presidente", remataram na nota.

Lusa

  • Lula vai ser julgado no caso Lava Jato

    Operação Lava Jato

    Lula da Silva vai ser julgado no caso Lava Jato. O ex-Presidente do Brasil é assim constituído, pela segunda vez, como arguido neste processo depois do juiz Sérgio Moro ter aceitado a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal. Lula vai responder por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

  • Lula emociona-se em comício do PT
    0:34

    Operação Lava Jato

    Lula da Silva e outras sete pessoas foram formalmente acusadas de corrupção e branqueamento de capitais. Para o Ministério Público brasileiro, Lula é o "comandante máximo" do esquema do caso Lava Jato. Lula da Silva diz que o objetivo é afastá-lo de uma candidatura à presidência, acabando emocionado durante um comício do Partido dos Trabalhadores.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.