sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Michel Temer diz que não sabia da corrupção no PT porque era vice "decorativo"

O Presidente brasileiro, Michel Temer, afirmou esta quarta-feira em Nova Iorque que não tinha qualquer conhecimento da "corrupção no PT (Partido dos Trabalhadores), porque não tinha participação no Governo, sendo apenas um "vice-presidente decorativo".

"Não sabia. Vocês sabem que eu não tive participação no Governo. Um dia eu mesmo me rotulei de vice-presidente decorativo porque eu não tinha participação. Não acompanhava nada disso", disse Temer a jornalistas.

O Presidente, que assumiu plenas funções a 31 de agosto, na sequência do polémico processo de destituição de Dilma Rousseff por irregularidades orçamentais, referia-se a uma carta que enviou à ex-Presidente no final do ano passado, onde se lamentava ser um mero "vice decorativo".

O Partido dos Trabalhadores (PT) - de Dilma Rousseff e do ex-Presidente Lula da Silva, que foi constituído arguido na terça-feira, pela segunda vez, no âmbito da Operação Lava Jato - encontra-se numa situação sensível depois de várias detenções de quadros envolvidos no maior caso de corrupção da história do Brasil, centrado na petrolífera estatal Petrobras.

Na lista de investigados no âmbito da Lava Jato, constam políticos de vários partidos, incluindo do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), de Michel Temer.

Aos jornalistas, Michel Temer respondeu ainda que não deu conta do protesto das delegações de seis países, que saíram da assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) durante o seu discurso, na terça-feira.

Representantes de Venezuela, Equador e Nicarágua e a maioria dos membros da delegação da Costa Rica deixaram o plenário, enquanto os diplomatas da Bolívia e de Cuba já se tinham retirado do local antes do discurso e só regressaram depois de Michel Temer ter acabado de falar.

O processo de destituição de Dilma Rousseff dividiu a sociedade e gerou dúvidas interna e externamente, sendo que vários governos da região manifestaram publicamente o seu desagrado com o afastamento da ex-Presidente.

Lusa

  • Mãe que ficou sem os sete filhos em 2012 recuperou as crianças

    País

    O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português pela decisão aplicada a Liliana Melo em 2012. A mulher ficou sem os sete filhos por ordem do Tribunal de Sintra. As crianças voltam agora para a mãe, depois de terem estado em diferentes instituições.

  • Vizinhos viram pessoas a dormir na varanda da casa onde estavam sete escravizados

    País

    A Polícia Judiciária e a GNR libertaram sete búlgaros que estavam a ser escravizados em explorações agrícolas do distrito de Bragança. O suspeito dos crimes de tráfico de pessoas, sequestro e escravidão também é búlgaro. O homem foi detido na Bulgária, mas está em prisão preventiva em Portugal. Testemunhas dizem que chegaram a ver várias pessoas a dormir na varanda.

  • Portugal desce oito lugares na competitividade

    Economia

    Portugal desceu este ano oito lugares, de 38º para 46º, no ranking mundial da competitividade do World Economic Forum, relativamente a 2015. De acordo com dados do Relatório Global de Competitividade (2016-2017) do World Economic Forum, que será divulgado na quarta-feira, Portugal passou para o 46.º lugar do ranking da competitividade, num universo de 138 países.

  • Receita fiscal estagnada nos primeiros oito meses de 2016

    Economia

    Nos primeiros oito meses do ano, a receita fiscal estagnou face ao mesmo período de 2015. O Governo prevê chegar ao final do ano com um crescimento acima de 5%. As Finanças lembram as devoluções de IRS, IRC e IVA e esperam compensar com cobranças por fazer.

  • Ranking dos Treinadores

    Tempo Extra

    A criação deste ranking tem o objectivo de estimular e promover o futebol positivo. Quantas vezes nos queixamos de ver equipas a não arriscar quando jogam na condição de visitantes? Quantas vezes ouvimos os treinadores acusar os seus próprios colegas de profissão de falta de ambição, de jogar para o pontinho sem sairem da sua defesa?

    Infografia

    Rui Santos, José da Silva e Ricardo Rosa

  • Bruno de Carvalho critica a contabilidade do Benfica

    Desporto

    Bruno de Carvalho criticou a contabilidade do Benfica num artigo de opinião que escreveu no Diário de Notícias. Sem nunca se referir ao clube rival, o presidente do Sporting falou do caso Jiménez e das dívidas do clube da Luz.

  • Lago na China torna-se vermelho

    Mundo

    Um lago separado por uma estrada em Yuncheng na China ficou com duas cores diferentes. De um lado da estrada o lago apresenta a sua cor normal, mas do outro vê-se o vermelho. Segundo especialistas, o fenómeno foi causado por algas que afetaram a cor da água, tornando-a vermelha.

  • Nasceu um bebé com três pais

    Mundo

    É um rapaz o primeiro bebé que nasceu com recurso a uma nova técnica que junta genes de três pessoas. Tem o ADN normal do pai e da mãe, juntamente com uma parte do código genético de um doador.