sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Milhares de manifestantes protestam contra Temer

© Nacho Doce / Reuters

Milhares de manifestantes ligados a sindicatos protestaram esta quinta-feira, em pelo menos 19 estados do Brasil, contra o Presidente brasileiro, Michel Temer, a quem acusam de querer atentar contra os direitos adquiridos pelos trabalhadores.

Segundo o portal de notícias G1, ocorreram protestos em cidades dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

De acordo com o mesmo portal, até ao final da tarde, os organizadores contabilizaram 160 mil manifestantes em todo o país, enquanto a polícia dava conta de apenas mil, embora em muitos locais não tenha existido uma contagem.

O Dia Nacional de Paralisação e Mobilização das Categorias foi convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), contando com o apoio de outras centrais sindicais e dos movimentos Frente Brasil Popular e Povo sem Medo.

A maior afluência de manifestantes foi registada em Salvador, na Bahia, com cerca de 120 mil participantes, de acordo com a organização citada pelo G1, e onde esteve também a ex-Presidente da República Dilma Rousseff.

Os manifestantes protestaram contra as reformas laboral e da segurança social - cujas alterações foram entretanto remetidas para 2017 - e privatizações de empresas públicas.

O protesto envolveu também interrupções de aulas em escolas e universidades em alguns locais, bem como a paralisação temporária de transportes públicos, além de problemas no trânsito.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.