sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Brasil tem 12 milhões de desempregados

O número de desempregadas no Brasil chegou a 12 milhões de pessoas em agosto, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego subiu para 11,8% no trimestre encerrado em agosto, registando alta de 0,6 pontos percentuais face ao trimestre anterior encerrado em maio, quando estava em 11,2%.

Em comparação com igual período do ano passado, o desemprego cresceu 36,6% no Brasil. Este resultado indica que em doze meses houve um acréscimo de 3,2 milhões de pessoas que declaram que estão à procura de trabalho, mas não conseguem encontrar.

Já a população ocupada ficou em 90,1 milhões, caindo 0,8% frente ao trimestre de março a maio de 2016.

Em comparação com igual período do ano passado, quando o total de pessoas a trabalhar era de 92,1 milhões, houve um declínio de 2,2%. Em um ano, o país registou uma redução de aproximadamente dois milhões no contingente de pessoas ocupadas.

A subida do desemprego abalou a perspetiva positiva do Governo brasileiro, que nos últimos dias tem divulgado dados mais otimistas sobre a economia do país, que na sua avaliação já está a dar sinais de leve recuperação.

Lusa

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26