sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Juiz proíbe imprensa e políticos de acompanharem voto de Dilma

Um juiz eleitoral proibiu que a imprensa e os políticos acompanhassem o voto da ex-Presidente do Brasil Dilma Rousseff nas eleições municipais deste domingo em Porto Alegre, cidade em que vive desde que foi destituída do cargo, gerando uma pequena confusão.

Segundo informações divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo, o juiz eleitoral Newton Carpes da Silva pediu que a polícia militar impedisse a entrada de pessoas e jornalistas na escola onde Dilma Rousseff votou.

Depois da confusão, a ex-Presidente brasileira criticou a decisão.

"Sempre votei aqui. Nunca houve isso. Nunca a Brigada [polícia] foi chamada, nunca fecharam as portas. É lamentável", disse Dilma Rousseff.

A ex-Presidente também criticou a decisão do juiz de impedir que jornalistas registassem o seu voto na sessão eleitoral, dizendo que foi um ato "absurdo" e "antidemocrático".

Dilma Rousseff chegou ao colégio Santos Dumont, na zona sul de Porto Alegre, por volta das 13:00 (17:00 Lisboa) e foi recebida com flores e gritos de apoio por um grupo de apoiantes.

O Brasil realiza neste domingo eleições para prefeitos em todos os municípios do país.

Além do incidente com a ex-Presidente um imprevisto também aconteceu com a votação do atual Presidente do Brasil, Michel Temer.

O chefe de Estado havia divulgado que votaria por volta das 11:00 (15:00 Lisboa), em São Paulo, mas temendo protestos que foram marcados por estudantes para a sua sessão de votação, antecipou o seu voto para 08:00 (12:00 Lisboa).

A mudança foi comentada pelo ministro-chefe da Secretaria da Presidência, Geddel Vieira Lima.

Aos jornalistas da TV Globo Vieira Lima disse que "Michel "Temer tem mais o que fazer, precisa cuidar do país e não vai ficar esperando protesto".

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.