sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Lula vota nas eleições municipais brasileiras entre vaias e aplausos

O ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, arguido em dois processos na Operação Lava Jato, foi este domingo votar para as eleições municipais em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, entre vaias e aplausos.

Ao chegar ao local de voto, alguns eleitores gritaram "Lula ladrão" e "vagabundo", mas o número dos que o apoiaram com gritos e aplausos foi superior, segundo a imprensa brasileira.

"Eu nem ouvi as vaias. Era tanto aplauso que nem ouvi. Eu tenho noção da minha relação com a sociedade brasileira e o que estou sentindo é que, quanto mais ódio se estimula contra mim, mais amor se cria a meu favor", disse o ex-chefe de Estado, em resposta aos jornalistas.

A partir destas eleições, Lula da Silva, que poderá candidatar-se nas presidenciais de 2018, disse que começará a andar pelo país, acrescentando: "Só tem um jeito de me pararem, é impedir que eu ande pelo país. No dia que eu não puder andar, vou andar pelas pernas do povo. E aí esse país não para".

Para o ex-Presidente, as eleições não sentirão os efeitos da Operação Lava Jato, que trata maior caso de corrupção da história do Brasil, que tem afetado o Partido dos Trabalhadores (PT), não só com os escândalos em torno de Lula da Silva, mas também com várias detenções de pessoas ligadas ao partido, inclusive ex-ministros.

"Ela pode influenciar em alguma eleição, mas não vai influenciar no resultado final, porque tem muita gente mais preocupada com a lavagem da rua, com a lavagem da escola em que os filhos estudam do que com a Operação Lava Jato", vincou.

Nas cidades médias e pequenas, frisou, "o povo vota em função da obra que será feita na sua rua, da escola que vai ser feita no bairro, do hospital que vai ser construído, na relação do prefeito [presidente de câmara] com a sociedade".

Lula da Silva destacou que o PT não é o primeiro partido a passar por uma crise, sublinhando que o partido "sobrevive aparecendo em todas as pesquisas como a legenda preferida do brasileiro".

Porém, sondagens anteciparam uma grande derrota para o PT nas eleições municipais de hoje.

Na visão de Lula da Silva, o partido "vai surpreender nesta eleição", porque tem milhões de seguidores que vivem no anonimato, com medo de dizerem que são do PT.

Entretanto, o juiz Sérgio Moro, um dos rostos mais importantes na luta contra a corrupção na Petrobras, empresa no centro da Operação Lava Jato, foi aplaudido ao votar em Curitiba.

Cerca de 144 milhões de eleitores deslocam-se hoje às urnas para escolher vereadores, presidentes e vice-presidentes de câmara em 5.568 municípios, num país onde é obrigatório votar.

Segundo o mais recente boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 60 candidatos foram detidos, a par de outras 337 pessoas, num total de 907 ocorrências com eleitores ao longo da manhã de votação.

Entre os candidatos, 39 foram presos por realizarem aliciamento de eleitores, 11 por divulgarem propaganda não permitida, dois por transporte ilegal de eleitores, quatro por corrupção eleitoral e quatro por motivos não revelados.

Também precisaram de ser substituídas 1.675 urnas do total de 432.959 que estão a ser utilizadas.

Lusa

  • Lula emociona-se em comício do PT
    0:34

    Crise no Brasil

    Lula da Silva e outras sete pessoas foram formalmente acusadas de corrupção e branqueamento de capitais. Para o Ministério Público brasileiro, Lula é o "comandante máximo" do esquema do caso Lava Jato. Lula da Silva diz que o objetivo é afastá-lo de uma candidatura à presidência, acabando emocionado durante um comício do Partido dos Trabalhadores.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.