sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Polícia brasileira acusa Lula da Silva de favorecer negócios de um sobrinho em Angola

O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva foi esta quarta-feira indiciado por corrupção passiva por alegadamente ter usado a sua influência para favorecer o pagamento de um suborno a um sobrinho em contratos firmados em Angola, noticia a imprensa brasileira.

Segundo a imprensa, a polícia suspeita de que Taiguara Rodrigues, sobrinho de Luiz Inácio Lula da Silva, tenha recebido 20 milhões de reais (5,5 milhões de euros) no âmbito de um contrato da empresa Exergia (projetos de engenharia), da qual é sócio, com a empreiteira Odebrecht em Angola.

O negócio terá sido fechado devido à influência do ex-Presidente brasileiro, acrescenta.

A acusação foi baseada em investigações da Operação Janus, que analisa irregularidades no financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) para obras da Odebrecht em Angola.

O jornal O Estado de S. Paulo informa que a empresa do sobrinho de Lula da Silva teria sido beneficiada na obra de ampliação e modernização da hidroelétrica de Cambambe, em Angola.

Segundo o jornal brasileiro, a polícia brasileira estaria investigando um contrato de prestação de serviço da Exergia com a Odebrecht firmado em 2012, no valor de 3,5 milhões de reais (970 mil euros).

Hoje também foram indiciados Taiguara Rodrigues, Marcelo Odebrecht e mais sete executivos da empreiteira Odebrecht.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16