sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Polícia brasileira acusa Lula da Silva de favorecer negócios de um sobrinho em Angola

O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva foi esta quarta-feira indiciado por corrupção passiva por alegadamente ter usado a sua influência para favorecer o pagamento de um suborno a um sobrinho em contratos firmados em Angola, noticia a imprensa brasileira.

Segundo a imprensa, a polícia suspeita de que Taiguara Rodrigues, sobrinho de Luiz Inácio Lula da Silva, tenha recebido 20 milhões de reais (5,5 milhões de euros) no âmbito de um contrato da empresa Exergia (projetos de engenharia), da qual é sócio, com a empreiteira Odebrecht em Angola.

O negócio terá sido fechado devido à influência do ex-Presidente brasileiro, acrescenta.

A acusação foi baseada em investigações da Operação Janus, que analisa irregularidades no financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) para obras da Odebrecht em Angola.

O jornal O Estado de S. Paulo informa que a empresa do sobrinho de Lula da Silva teria sido beneficiada na obra de ampliação e modernização da hidroelétrica de Cambambe, em Angola.

Segundo o jornal brasileiro, a polícia brasileira estaria investigando um contrato de prestação de serviço da Exergia com a Odebrecht firmado em 2012, no valor de 3,5 milhões de reais (970 mil euros).

Hoje também foram indiciados Taiguara Rodrigues, Marcelo Odebrecht e mais sete executivos da empreiteira Odebrecht.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50