sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Eleições legislativas a 4 de outubro

ÚLTIMA HORA

As próximas eleições legislativas realizam-se a 4 de outubro, anunciou esta quarta-feira o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém, um dia depois de ter ouvido os partidos com assento parlamentar.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

"Nos termos da Constituição e da lei, e depois de ouvir os partidos representados na Assembleia da República, decidi marcar para o dia 4 de outubro a realização das próximas eleições legislativas", disse Cavaco Silva numa declaração ao país.

Sublinhando que todas as eleições são importantes, mas que o próximo ato eleitoral "é particularmente importante para o futuro de Portugal", o chefe de Estado recordou que os portugueses irão ser chamados a eleger os deputados à Assembleia da República e "a escolher, de entre as propostas apresentadas pelas diferentes forças políticas, aquelas que melhor respondam aos complexos desafios que o país enfrenta".

"Das eleições para a Assembleia da República dependerá também a formação do novo Governo, não sendo admissíveis soluções governativas construídas à margem do parlamento, dos resultados eleitorais e dos partidos políticos", acrescentou.

  • Partidos defendem eleições legislativas a 27 de setembro ou 4 de outubro
    2:04

    País

    O Presidente da República ouviu esta terça-feira os partidos com representação parlamentar para marcar o dia das eleições legislativas. Em cima da mesa estiveram duas datas prováveis: 27 de setembro e 4 de outubro. O Bloco de Esquerda não tem preferência por qualquer dos dias, o PCP e os Verdes preferem eleições apenas em outubro, enquanto o CDS-PP, o PSD e o PS indicaram o dia 27 de setembro como a melhor opção.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.