sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

PSD e CDS-PP juntos na Festa do Pontal este fim-de-semana

Pela primeira vez, PSD e CDS-PP juntam-se este ano na tradicional Festa do Pontal, com a coligação Portugal à Frente a eleger o calçadão de Quarteira (Algarve) como palco para uma 'rentrée' conjunta.

Lusa

A menos de dois meses das eleições legislativas de 04 de outubro, a tradicional 'rentrée' social-democrata contará assim com a presença dos líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS-PP, Paulo Portas, que "dividirão" o palco para os primeiros discursos depois das férias.

Antes de Passos e Portas falarão ainda os líderes das distritais e das concelhias de Loulé, o cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, o independente José Costa Barros, e da primeira candidata do CDS-PP, Teresa Caeiro (número três da lista).

No ano passado, o primeiro-ministro e presidente do PSD deixou no Pontal um desafio ao PS, afirmando que o PSD estaria disponível para acordar uma reforma da Segurança Social com o PS antes das eleições de 2015.

"Está na altura de dizer ao PS que estamos disponíveis antes das eleições para firmar uma reforma da Segurança Social que tenha o contributo do PS, dado que este é um problema nacional", desafiou Passos Coelho, numa altura em que os socialistas estavam em campanha para as diretas, que opunham o atual líder do PS, António Costa, e o então secretário-geral do partido, António José Seguro.

Um ano depois, e sem qualquer acordo para a reforma da Segurança Social, Passos Coelho e Paulo Portas sobem ao palco com os olhos postos em outubro, com discursos que terão por certo como alvo principal o PS e António Costa.

A Festa do Pontal realizou-se pela primeira vez há 38 anos, em agosto de 1976, altura em que decorreu no Pinhal do Pontal, junto à Ria Formosa, em Faro, e chegou a contar por duas vezes com a presença do fundador e primeiro líder do partido, Francisco Sá Carneiro.

Após um interregno de sete anos, a festa foi retomada em 2005.

A primeira vez que Passos Coelho foi à Festa Pontal como líder do PSD foi em 2011, dois meses depois de ter chegado à chefia do Governo, após a vitória nas legislativas de junho desse ano.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.