sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Jerónimo "abre" hoje Festa do Avante! no Seixal

A Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta PCP e PEV, pretende ganhar este fim de semana mais "força e confiança" para as legislativas, na habitual "rentrée" política comunista, a 39ª edição da Festa do "Avante!", no Seixal.

Jerónimo de Sousa nos preparativos para a Festa do Avante! 2015

Jerónimo de Sousa nos preparativos para a Festa do Avante! 2015

Pedro Nunes/Lusa

Entre sexta-feira e domingo, o secretário-geral do PCP vai estar presente na Quinta da Atalaia para reafirmar o programa eleitoral da coligação, mas também para dar atenção ao cinema e à arte urbana.

Com um dos previsíveis slogans como pano de fundo - "com força e confiança, a CDU avança" -, além da tradicional "Carvalhesa", milhares de militantes, simpatizantes e os denominados "amigos da festa" vão ouvir o líder comunista e também centenas de artistas musicais, podendo ainda visitar a contígua e recém-adquirida Quinta do Cabo da Marinha, mais sete hectares de recinto em 2016.

Jerónimo de Sousa tem o discurso de abertura agendado para as 19:00 de sexta-feira, encerrando também o comício de domingo, cujo início está marcado para as 18:00.

Durante os três dias, os visitantes podem desfrutar da gastronomia um pouco de todo o país e também do estrangeiro, nos diversos restaurantes e quiosques montados desde junho pelos militantes comunistas, e apreciar as atuações dos Xutos e Pontapés, Expensive Soul, Fausto, Dead Combo, Linda Martini, Capicua, Terrakota ou Paus, entre outros, bem como assistir a numerosos debates e outros eventos literários e desportivos, por exemplo.

Com Lusa

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.