sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Bloco de Esquerda defende criação de bolsa de manuais escolares

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje a criação de uma bolsa de manuais escolares, que permite o acesso gratuito aos livros impostos anualmente pelos estabelecimentos de ensino.

Lusa

"O BE tem a proposta da bolsa de manuais escolares, uma proposta utilizada em muitos países europeus e nos Estados Unidos da América. Uma proposta que permite que as crianças tenham acesso aos manuais gratuitamente", afirmou hoje Catarina Martins aos jornalistas, à porta do Liceu Camões, em Lisboa, onde a porta-voz se encontrou com encarregados de educação para falar sobre o preço dos livros escolares.

Para a dirigente bloquista, "as bolsas de manuais escolares podem significar uma mudança muito grande no sentido do acesso aos manuais e do acesso à escola".

Catarina Martins admite que esta proposta pode "não ser tão boa para as grandes editoras, mas é a proposta de que as famílias precisam para que todas as crianças e jovens tenham acesso à escola".

Defendendo que "o preço da Educação é incomportável para muitas famílias", a porta-voz do BE sublinhou que "nestes últimos quatro anos [de governação do PSD e CDS-PP] a situação agravou-se".

"Por um lado, tudo o que são materiais educativos, para lá dos manuais, não tem sequer direito a dedução no IRS", disse, acrescentando que, "nestes anos, o preço dos manuais aumentou 10%, ou seja há aqui um grande negócio para as grandes editoras com prejuízo das famílias, da qualidade do ensino e do acesso aos materiais".

Catarina Martins referiu ainda que "a situação agravou-se também porque a lei sobre os manuais poderem ser utilizados durante seis anos não é cumprida de forma nenhuma e o governo é o primeiro a incumpri-la, porque conseguiu em três anos sucessivos alterar sempre as metas curriculares". "Portanto, um livro nunca chega para o ano seguinte", disse.

A esta "situação verdadeiramente penalizadora para as famílias", que Catarina Martins considera "um assalto", "acresce as deslocações das crianças para a escola". "Portugal há de ser dos poucos países da Europa em que uma criança vai pagar o mesmo pelo passe do autocarro que paga um adulto", afirmou.

A criação de uma bolsa de manuais escolares para empréstimo a todos os alunos do ensino básico foi defendida há um ano pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Na altura, em declarações à agência Lusa, secretário-geral da ANMP, Rui Solheiro, explicou que a bolsa de manuais escolares deve ser adotada de forma "gradual e faseada", permitindo "o seu empréstimo a todos os alunos do ensino básico, independentemente da situação socioeconómica das suas famílias".

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.