sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Bloco de Esquerda defende criação de bolsa de manuais escolares

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje a criação de uma bolsa de manuais escolares, que permite o acesso gratuito aos livros impostos anualmente pelos estabelecimentos de ensino.

Lusa

"O BE tem a proposta da bolsa de manuais escolares, uma proposta utilizada em muitos países europeus e nos Estados Unidos da América. Uma proposta que permite que as crianças tenham acesso aos manuais gratuitamente", afirmou hoje Catarina Martins aos jornalistas, à porta do Liceu Camões, em Lisboa, onde a porta-voz se encontrou com encarregados de educação para falar sobre o preço dos livros escolares.

Para a dirigente bloquista, "as bolsas de manuais escolares podem significar uma mudança muito grande no sentido do acesso aos manuais e do acesso à escola".

Catarina Martins admite que esta proposta pode "não ser tão boa para as grandes editoras, mas é a proposta de que as famílias precisam para que todas as crianças e jovens tenham acesso à escola".

Defendendo que "o preço da Educação é incomportável para muitas famílias", a porta-voz do BE sublinhou que "nestes últimos quatro anos [de governação do PSD e CDS-PP] a situação agravou-se".

"Por um lado, tudo o que são materiais educativos, para lá dos manuais, não tem sequer direito a dedução no IRS", disse, acrescentando que, "nestes anos, o preço dos manuais aumentou 10%, ou seja há aqui um grande negócio para as grandes editoras com prejuízo das famílias, da qualidade do ensino e do acesso aos materiais".

Catarina Martins referiu ainda que "a situação agravou-se também porque a lei sobre os manuais poderem ser utilizados durante seis anos não é cumprida de forma nenhuma e o governo é o primeiro a incumpri-la, porque conseguiu em três anos sucessivos alterar sempre as metas curriculares". "Portanto, um livro nunca chega para o ano seguinte", disse.

A esta "situação verdadeiramente penalizadora para as famílias", que Catarina Martins considera "um assalto", "acresce as deslocações das crianças para a escola". "Portugal há de ser dos poucos países da Europa em que uma criança vai pagar o mesmo pelo passe do autocarro que paga um adulto", afirmou.

A criação de uma bolsa de manuais escolares para empréstimo a todos os alunos do ensino básico foi defendida há um ano pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Na altura, em declarações à agência Lusa, secretário-geral da ANMP, Rui Solheiro, explicou que a bolsa de manuais escolares deve ser adotada de forma "gradual e faseada", permitindo "o seu empréstimo a todos os alunos do ensino básico, independentemente da situação socioeconómica das suas famílias".

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.