sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

CNE discute voto de Sócrates e jogos de futebol nas legislativas

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) realiza hoje uma reunião plenária para discutir, entre outros assuntos, a forma de votação de José Sócrates e a realização de jogos da I Liga de futebol no dia das legislativas.

Vista da casa onde o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, se encontra em prisão domiciliária

Vista da casa onde o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, se encontra em prisão domiciliária

JOSÉ PORFÍRIO/LUSA

O porta-voz da CNE, João Almeida, confirmou à Lusa que se trata de uma reunião plenária ordinária, "como costuma haver todas as terças", e que a questão de como votam as pessoas que estão em prisão domiciliária "é uma situação que não está expressa na lei e que não é corrente".

João Almeida disse que só se lembra de um caso de pedido de voto de uma pessoa em prisão domiciliária nos últimos anos.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates está desde sexta-feira em prisão domiciliária vigiado por agentes da PSP.

Quanto à realização de jogos de futebol do Benfica, FC Porto e Sporting no dia das eleições, João Almeida afirmou que a Liga de Clubes já informou a CNE das razões para a escolha do dia 4 de outubro.

A CNE desaconselha eventos do género nestes dias, pois, para além de poderem contribuir para a abstenção, podem causar "problemas sérios devido à proximidade dos jogos às assembleias de voto", defendeu João Almeida.

Benfica, FC Porto e Sporting vão jogar na sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol a 4 de outubro, a primeira vez que tal acontece em dia de eleições para a Assembleia da República.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27

    Ataque em Barcelona

    Os corpos das vítimas portuguesas do atentado de Barcelona vão ser trasladados para Portugal na segunda-feira. A garantia foi dada pelo Secretário de Estado das Comunidades que regressou este sábado à noite de Espanha. José Luís Carneiro avançou ainda que não há mais feridos de nacionalidade portuguesa. 

  • Incêndio lavra na Serra da Estrela
    1:44
  • Ribeira de Pena passa noite em claro
    1:32

    País

    Em Vila Real, as chamas levaram ontem ao corte da A7, no troço entre Ribeira de Pena e o Arco de Baúlhe. Foi uma noite em claro, com vários focos de incêndio.

  • José Eduardo dos Santos apelou ao voto em Angola
    2:07

    Mundo

    Faltam quatro dias para as eleições em Angola, as primeiras sem Eduardo dos Santos como candidato. Mesmo fora de cena, o ainda Presidente apareceu ao lado do cabeça de lista do MPLA para apelar ao voto e dizer que está convencido que João Lourenço vai ser o seu sucessor.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38