sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Cerca de 3,5 milhões viram debate de Passos e Costa

O frente-a-frente de ontem à noite entre Pedro Passos Coelho e António Costa foi visto por mais de 3,3 milhões de telespetadores. Foi a primeira vez que um debate político foi transmitido em simultâneo pelos três canais de televisão.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

Foi o frente-a-frente mais visto na história da televisão. O último debate com maior audiência tinha ocorrido há 4 anos e opôs Passos Coelho a José Sócrates, com 1,5 milhões de pessoas. Ou seja, um terço do debate de ontem.

O recorde de audiência registado no debate de Passos e Costa deveu-se ao facto de ter sido transmitido, pela primeira vez na história da televisão em Portugal, pelos três canais generalistas, e pelos respetivos canais de informação por cabo.

A SIC foi o canal mais visto durante a hora e meia de debate, com um 1.240 milhões de pessoas. Seguiu-se a TVI com um 1.237 milhões. Já a RTP1, em terceiro, obteve 822 mil pessoas.

A SIC liderou também, de forma destacada, nos grupos mais jovens, e também nas classes média e alta, com quase 30% de share.

  • Passos insiste na colagem a Sócrates, Costa demarca-se
    3:46

    Novo Governo

    José Sócrates foi o nome mais repetido no frente-a-frente desta noite entre Pedro Passos Coelho e António Costa. Passos acusou Costa de querer repetir a receita socrática de desastre de 2009. António Costa reagiu dizendo que Passos Coelho tem saudades de debater com Sócrates. Durante todo o debate, o líder do PS procurou demarcar-se do programa do anterior Governo socialista, mas garantiu que assume todas as responsabilidades desde o Governo de Mário Soares até ao Governo de Sócrates.

  • Passos vs. Costa, tema a tema

    Novo Governo

    Política e Confiança, Combate ao Desemprego, Disponibilidade para Consenso, Sustentabilidade da Segurança Social, Carga Fiscal, Saúde, Novo Banco, Justiça e Política, Governabilidade, Presidenciais 2016 e Mea Culpa foram os temas discutidos, esta noite, por Pedro Passos Coelho e António Costa. Nesta playlist, com 11 vídeos, pode rever como foram abordadas cada uma destas áreas no frente-a-frente que decorreu no Museu da Eletricidade, em Lisboa. Um dos grandes temas do debate entre Passos Coelho e António Costa foi a herança do governo socialista de José Sócrates. O líder da coligação PSD/CDS diz que o PS tem de assumir as responsabilidades por ter trazido a troika para Portugal. António Costa garante que a anterior governação socialista já foi julgada nas últimas eleições e chegou mesmo a dizer que Passos Coelho tem saudades de debater com o antigo primeiro-ministro. Sobre o BES, Pedro Passos Coelho aconselha os lesados do papel comercial a recorrerem à justiça e lembra que a solução do reembolso é da competência dos reguladores. O líder da coligação "Portugal à Frente" garante ainda que a venda do Novo Banco não implica prejuízos para os contribuintes, mas António Costa acusa-o de fazer um perdão fiscal aos bancos para poder pagar a resolução do BES. O secretário-geral do PS serviu-se de uma resolução do Governo para apoio a jovens emigrantes para acusar o primeiro-ministro de governar a enganar, enquanto Passos procurou colar os socialistas às lógicas de Sócrates e do Syriza.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.