sicnot

Perfil

Novo Governo

Marques Guedes diz que a análise ao debate deve ser feita pelos comentadores políticos

Marques Guedes diz que a análise ao debate deve ser feita pelos comentadores políticos

No final da reunião do Governo, o ministro da Presidência foi questionado pelos jornalistas sobre o frente-a frente de ontem entre Passos Coelho e António Costa. Marques Guedes diz que a análise deve ser feita pelos comentadores políticos.

  • Jerónimo diz que ninguém venceu o debate
    0:56

    Novo Governo

    Jerónimo de Sousa diz que nem Passos nem Costa venceram o debate de ontem. Para o líder da CDU, o debate não foi nada esclarecedor, não passou mesmo de troca de acusações sobre quem fez mais cortes no passado. Jerónimo diz ainda que os candidatos não deram motivos concretos aos portugueses para que votem num deles.

  • Os bastidores do debate entre Passos e Costa
    2:59

    Novo Governo

    Foi o debate mais visto de sempre da televisão portuguesa. Mais de 3 milhões de pessoas viram o frente-a-frente entre Costa e Passos. Foi um debate histórico, nunca um programa foi emitido ao mesmo tempo pelos 3 canais. SIC, TVI e RTP reuniram meios e definiram estratégias a uma só voz de forma a levar o debate ao maior número de eleitores.

  • Herança do Governo socialista debatida por Passos Coelho e António Costa
    2:06

    Novo Governo

    Um dos grandes temas do debate entre Passos Coelho e António Costa foi a herança do Governo socialista de José Sócrates. O líder da coligação PSD/CDS diz que o PS tem de assumir as responsabilidades por ter trazido a troika para Portugal. António Costa garante que a anterior governação socialista já foi julgada nas últimas eleições e chegou mesmo a dizer que Passos Coelho tem saudades de debater com o antigo primeiro-ministro.

  • Costa acusa Passos de fazer perdão fiscal aos bancos na venda do Novo Banco
    2:07

    Novo Governo

    Pedro Passos aconselha os lesados do papel comercial a recorrerem à justiça e lembra que a solução do reembolso é da competência dos reguladores. O líder da coligação "Portugal à Frente" garante ainda que a venda do Novo Banco não implica prejuízos para os contribuintes, mas António Costa acusa-o de fazer um perdão fiscal aos bancos para poder pagar a resolução do BES.

  • Passos insiste na colagem a Sócrates, Costa demarca-se
    3:46

    Novo Governo

    José Sócrates foi o nome mais repetido no frente-a-frente desta noite entre Pedro Passos Coelho e António Costa. Passos acusou Costa de querer repetir a receita socrática de desastre de 2009. António Costa reagiu dizendo que Passos Coelho tem saudades de debater com Sócrates. Durante todo o debate, o líder do PS procurou demarcar-se do programa do anterior Governo socialista, mas garantiu que assume todas as responsabilidades desde o Governo de Mário Soares até ao Governo de Sócrates.

  • Passos e Costa dizem estar de consciência tranquila com o passado
    2:56

    Novo Governo

    A presença da troika em Portugal foi outro dos temas que dominaram o debate desta noite entre Pedro Passos Coelho e António Costa. Tanto um, como o outro, dizem que estão de consciência tranquila com o que fizeram no passado. Quanto ao futuro e a cenários pós-eleitorais, o líder da coligação não quis antecipar-se, mas avisou que é preciso pôr o interesse do país à frente do dos partidos.

  • José Gomes Ferreira fala num debate muito virado para o passado
    3:37

    Novo Governo

    Na análise ao debate desta noite entre Pedro Passos Coelho e António Costa, Henrique Monteiro diz que foi muito pouco esclarecedor, nomeadamente em matéria de Segurança Social. Já José Gomes Ferreira fala num debate muito virado para o passado e identifica como novidade, do ponto de vista técnico, o anúncio de Costa de querer alargar o orçamento da saúde e baixar taxas moderadoras. Quanto a Clara Ferreira Alves, destaca que Passos usou muito o tema "José Sócrates" como carta contra António Costa, mas recorda que este Governo levou a austeridade mais além do que a própria troika exigiu a Portugal.

  • Quadratura unânime, Costa esteve melhor
    2:00

    Novo Governo

    Lobo Xavier elogiou a coragem de António Costa que, pela primeira vez, se demarcou do governo socialista de Sócrates. Na análise ao debate na Quadratura do Círculo, Pacheco Pereira notou as mentiras de Pedro Passos Coelho. No programa especial de ontem à noite, ficou claro que António Costa esteve melhor. Jorge Coelho considerou que foi um momento marcante capaz de relançar o combate eleitoral.

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".