sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

CDU já goza de 17% de "votos" entre funcionários da Autoeuropa

A Coligação Democrática Unitária (CDU) congratulou-se hoje com 17% de intenções de voto nas legislativas entre o universo de 3.670 funcionários da fábrica Autoeuropa, em Palmela, segundo dados de elementos da comissão de trabalhadores.

PAULO NOVAIS/LUSA

"Tem havido uma evolução com grande significado", afirmou o líder comunista, Jerónimo de Sousa, enquanto distribuía panfletos e cumprimentava perto de um milhar de funcionários em rotação de turno, "uma massa imensa de trabalhadores".

O secretário-geral do PCP notou que, "de ano para ano", há "o alargamento do PCP e da CDU, até na forma de ser recebido", pois "isto era impensável há quatro anos", num complexo industrial em que o coordenador do organismo que representa os funcionários é o sindicalista e mandatário nacional do BE, António Chora.

"[O objetivo da CDU é] Aumentar votos e deputados, tudo o que vier é ganho, tudo o que seja para além dos 7,9% significa avanço e crescimento. Cada décima que conquistemos terá sempre significado importante", definiu Jerónimo de Sousa, após ser informado de que 620 (17%) funcionários da Autoeuropa já assinaram um manifesto de apoio à coligação com "Os Verdes".

O técnico de produção António Magrinho, 10.º colocado nas listas da CDU por Setúbal e membro da comissão de trabalhadores da empresa, e o operador de linha Pedro Caramelo atestaram os números de aderentes.

"Muitos trabalhadores constatam que encontram sempre esta força (CDU) na solidariedade com a sua luta, no quadro das eleições e fora das eleições", continuou Jerónimo de Sousa, saudando a "nova geração de operários a quem chamam muitas vezes técnicos".

Após o contacto com os funcionários da fábrica automóvel, a comitiva da CDU seguiu para uma sessão pública de esclarecimento, no Montijo, antes de rumar para o comício da noite, na Marinha Grande.

Lusa

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.