sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Coligação PSD/CDS vence eleições, Bloco ultrapassa CDU

SONDAGEM

A coligação Portugal à Frente é a vencedora das eleições legislativas, com 36,4% a 40,2% dos votos, segundo a sondagem à boca das urnas realizada pela Eurosondagem para a SIC. Mas PSD e CDS terão no máximo 108 deputados, aquém da maioria absoluta O PS terá entre 29,5% e 33,1%. O Bloco de Esquerda é terceira força política mais votada.

MIGUEL A. LOPES

Partido Votos Mandatos
PaF 36,4% - 40,2% 100 - 108
PS 29,5% - 33,1% 84 - 90
BE 8,1% - 10,5% 16 - 19
CDU 6,8% - 9,0% 15 - 18
PDR - 0 - 2
Livre - 0 - 1

Ficha Técnica

Estudo efetuado pela Eurosondagem, S.A. no dia 4 de outubro de 2015, tendo como Universo a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e que participou no ato eleitoral para Deputados à Assembleia da República.

Entrevistas diretas e pessoais, realizadas por entrevistadores selecionados, credenciados pela Comissão Nacional de Eleições e supervisionados, entre as 08 horas e as 18 horas, em cinquenta locais de voto de outras tantas Freguesias, selecionadas para este efeito. As entrevistas, que tiveram lugar após os inquiridos terem votado e fora do local de voto conforme estabelece a lei nº 10/2000 de 21 junho, consistiram na entrega de um boletim de voto idêntico ao oficial, e na sua recolha, após preenchido, em urna fechada.

Foram recolhidos 46.626 boletins de voto validados, que constituem a amostra.

O erro máximo da Amostra é de 0,45%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Um exemplar deste Estudo está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Lisboa, 4 de outubro de 2015

O Responsável Técnico da Eurosondagem: Rui Oliveira Costa

  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis - avaliação interna ao FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela 'troika' em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),

  • 64, 65 ou 73, afinal quantas são as vítimas de Pedrógão?
    1:27
  • Enfermeiros suspendem greve e protesto

    País

    Os enfermeiros decidiram esta segunda-feira suspender a greve de zelo e o protesto contra o não pagamento do trabalho especializado, devido ao compromisso do Governo de iniciar negociações sobre matérias como horários de trabalho e remunerações, indicou fonte sindical.

  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC