sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

PAN elege deputado pela primeira vez

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) é o mais recente partido político a garantir representação parlamentar na próxima legislatura, ao eleger no domingo o deputado André Silva, por Lisboa.

O PAN arrecadou 1,39% das intenções de voto dos portugueses, conseguindo mais de 70 mil votos, quando falta apurar uma freguesia.

A Assembleia da República contará assim, na próxima legislatura, com sete bancadas parlamentares - PSD, CDS, PS, BE, PCP, PEV e PAN.

O último novo partido a ser eleito para a Assembleia da República foi o Bloco de Esquerda, que elegeu dois deputados em 1999. Há 16 anos que a constituição do parlamento inclui os mesmos partidos -- PSD, PS, CDS-PP, PCP, BE e PEV.

Anteriormente ao Bloco de Esquerda, em 1991, o Partido da Solidariedade Nacional (PSN) também assegurou representação no parlamento, conseguindo um mandato, o de Manuel Sérgio. O deputado manteve-se na Assembleia da República durante uma legislatura, não tendo sido reconduzido nas eleições de 1995.

Em 1985, a Assembleia da República, a par de PSD, PS, CDS e PCP, era também constituída pelo grupo parlamentar do Movimento Democrático Português/ Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), e do Partido Renovador Democrático (PRD), que era a terceira força, com 45 deputados.

Nas legislativas de 1987, o PRD diminuiu a sua representação no parlamento, ficando com sete deputados até 1990.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.