sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

PAN elege deputado pela primeira vez

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) é o mais recente partido político a garantir representação parlamentar na próxima legislatura, ao eleger no domingo o deputado André Silva, por Lisboa.

O PAN arrecadou 1,39% das intenções de voto dos portugueses, conseguindo mais de 70 mil votos, quando falta apurar uma freguesia.

A Assembleia da República contará assim, na próxima legislatura, com sete bancadas parlamentares - PSD, CDS, PS, BE, PCP, PEV e PAN.

O último novo partido a ser eleito para a Assembleia da República foi o Bloco de Esquerda, que elegeu dois deputados em 1999. Há 16 anos que a constituição do parlamento inclui os mesmos partidos -- PSD, PS, CDS-PP, PCP, BE e PEV.

Anteriormente ao Bloco de Esquerda, em 1991, o Partido da Solidariedade Nacional (PSN) também assegurou representação no parlamento, conseguindo um mandato, o de Manuel Sérgio. O deputado manteve-se na Assembleia da República durante uma legislatura, não tendo sido reconduzido nas eleições de 1995.

Em 1985, a Assembleia da República, a par de PSD, PS, CDS e PCP, era também constituída pelo grupo parlamentar do Movimento Democrático Português/ Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), e do Partido Renovador Democrático (PRD), que era a terceira força, com 45 deputados.

Nas legislativas de 1987, o PRD diminuiu a sua representação no parlamento, ficando com sete deputados até 1990.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.