sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Portas diz que coligação saberá "ler e respeitar" ausência de maioria

​O líder do CDS-PP, Paulo Portas, afirmou hoje que os partidos da coligação saberão "ler e respeitar" que os portugueses tenham transmitido com "total clareza" que querem que sejam governo mas sem maioria de mandatos no parlamento.

Lusa

"Os portugueses quiseram, com total clareza que PSD e CDS sejam governo por mais quatro anos, mas não nos deram uma maioria absoluta de mandatos. Saberemos ler e respeitar essa dupla circunstância", afirmou Paulo Portas, sublinham que isso implica um esforço para uma "política responsável, de abertura e de compromisso".

Ao secretário-geral do PS, António Costa, disse: "Não é possível transformar uma derrota nas urnas numa espécie de vitória de secretaria".

"A diferença entre coligação e PS andará pelos 7%. A derrota do PS é inabalável. O resultado socialista fica na casa do que obteve nas eleições europeias cujas consequências foram as que se conhecem, mas isso não são contas do nosso rosário", afirmou, falando no hotel de Lisboa que hoje serve de "quartel-general" para a noite eleitoral da coligação PSD/CDS-PP.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.