sicnot

Perfil

Novo Governo

Derrota eleitoral reabre luta pela liderança do PS

Derrota eleitoral reabre luta pela liderança do PS

A derrota do PS nas eleições legislativas reabriu a luta pela liderança do partido. Os mais próximos de António José Seguro vão exigir esta terça-feira a António Costa a realização de um congresso o mais rápido possível, antes das eleições presidenciais. Álvaro Beleza já disse que está disponível para avançar. António Costa deve recandidatar-se.

  • Costa avisa coligação que tem de negociar governação
    1:54

    Novo Governo

    Na noite da derrota, António Costa anunciou que não utilizará a maioria de Esquerda no Parlamento como "maioria do contra" e avisou a coligação PSD-CDS que não está disponível para viabilizar propostas que colidam com o programa eleitoral do Partido Socialista. O líder do PS disse, no entanto, que deve ser a coligação a apresentar uma solução de governabilidade no Parlamento.

  • PàF vence sem maioria absoluta, Bloco ultrapassa CDU
    1:50

    Novo Governo

    A coligação Portugal à Frente ganhou as eleições legislativas, mas ficou longe da maioria absoluta. PSD e CDS tiveram, juntos, 38,6% dos votos, à frente do PS, que não chegou aos 33%. O Bloco de Esquerda teve uma das vitórias da noite, e ultrapassou a CDU. Outro dos destaques vai para o PAN, que elegeu o primeiro deputado. A abstenção foi a maior de sempre.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.