sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Governo espanhol felicita Passos Coelho pela vitória nas legislativas

A vice-presidente do Governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, felicitou hoje a coligação PSD/CDS-PP pela vitória nas eleições legislativas em Portugal, considerando que os cidadãos reconheceram "os esforços tremendos para sair da crise".

Soraya Sáenz de Santamaría, vice-presidente do Governo espanhol, com Mariano Rajoy (Arquivo)

Soraya Sáenz de Santamaría, vice-presidente do Governo espanhol, com Mariano Rajoy (Arquivo)

© Andrea Comas / Reuters

Numa declaração aos jornalistas antes de inaugurar a primeira cimeira mundial do turismo de compras, em Madrid, a "número dois" de Mariano Rajoy (PP, direita no poder) recordou os "esforços tremendos" feitos por Portugal nos últimos anos para sair da crise, iniciar uma retoma e recuperar plena autonomia económica.

"Creio que os cidadãos reconheceram isso", disse Sáenz de Santamaría, acrescentando que Espanha continuará a ter a máxima colaboração com Portugal.

"Somos dois países vizinhos e irmãos, com muitíssimos vínculos, a nossa economia e a nossa sociedade estão muito interligadas", sublinhou a vice-presidente, para quem agora "é preciso continuar a trabalhar".

No domingo, o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, tinha também felicitado o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, pela vitória nas eleições legislativas, afirmando que "os portugueses ficam a ganhar" com o resultado.

Numa curta mensagem nas redes sociais Rajoy felicitou Pedro Passos Coelho "pela sua vitória numa jornada eleitoral que foi um exemplo de civismo. Os portugueses ficam a ganhar".

A coligação PSD/CDS-PP ganhou as eleições legislativas de domingo em Portugal, elegendo 104 deputados, mas perdeu a maioria absoluta que detinha até agora. O Partido Socialista, de António Costa, manteve-se como a segunda força política no parlamento, com 85 deputados. Ainda estão por atribuir quatro mandatos, referentes aos círculos da emigração.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57