sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Governo espanhol felicita Passos Coelho pela vitória nas legislativas

A vice-presidente do Governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, felicitou hoje a coligação PSD/CDS-PP pela vitória nas eleições legislativas em Portugal, considerando que os cidadãos reconheceram "os esforços tremendos para sair da crise".

Soraya Sáenz de Santamaría, vice-presidente do Governo espanhol, com Mariano Rajoy (Arquivo)

Soraya Sáenz de Santamaría, vice-presidente do Governo espanhol, com Mariano Rajoy (Arquivo)

© Andrea Comas / Reuters

Numa declaração aos jornalistas antes de inaugurar a primeira cimeira mundial do turismo de compras, em Madrid, a "número dois" de Mariano Rajoy (PP, direita no poder) recordou os "esforços tremendos" feitos por Portugal nos últimos anos para sair da crise, iniciar uma retoma e recuperar plena autonomia económica.

"Creio que os cidadãos reconheceram isso", disse Sáenz de Santamaría, acrescentando que Espanha continuará a ter a máxima colaboração com Portugal.

"Somos dois países vizinhos e irmãos, com muitíssimos vínculos, a nossa economia e a nossa sociedade estão muito interligadas", sublinhou a vice-presidente, para quem agora "é preciso continuar a trabalhar".

No domingo, o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, tinha também felicitado o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, pela vitória nas eleições legislativas, afirmando que "os portugueses ficam a ganhar" com o resultado.

Numa curta mensagem nas redes sociais Rajoy felicitou Pedro Passos Coelho "pela sua vitória numa jornada eleitoral que foi um exemplo de civismo. Os portugueses ficam a ganhar".

A coligação PSD/CDS-PP ganhou as eleições legislativas de domingo em Portugal, elegendo 104 deputados, mas perdeu a maioria absoluta que detinha até agora. O Partido Socialista, de António Costa, manteve-se como a segunda força política no parlamento, com 85 deputados. Ainda estão por atribuir quatro mandatos, referentes aos círculos da emigração.

Lusa

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.