sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Líder do PPV/CDC lamenta votação "péssima" no partido

O líder do PPV/CDC admitiu este domingo que a votação conseguida esta noite foi "má" e "péssima em termos absolutos", mas lembrou que o partido apenas concorreu a quatro círculos, dois dos quais com resultados superiores a 2011.

"Só concorremos a quatro círculos. Em termos de votos tivemos crescimento mas em termos absolutos temos uma votação que é má", afirmou Sérgio Cales.

"Só concorremos a quatro círculos. Em termos de votos tivemos crescimento mas em termos absolutos temos uma votação que é má", afirmou Sérgio Cales.

SIC

"Só concorremos a quatro círculos. Em termos de votos tivemos crescimento mas em termos absolutos temos uma votação que é má", afirmou à Lusa Sérgio Cales.

Para o líder do PPV/CDC Cidadania e Democracia Cristã "extrapolando os resultados" obtidos nos quatro distritos em que concorreu (Braga, Viana do Castelo, Aveiro e Santarém), o partido ficaria "à volta dos outros partidos pequenos, desde o Agir para baixo, o que é péssimo em termos absolutos".

Já em "termos relativos" disse que o partido "cresceu" e até teve "mais votos" que em 2011.

"Crescemos mas o crescimento é pouco e fica aquém do que esperávamos", lamentou o líder do PPV/CDC que esta noite conseguiu 0,05% dos votos e em 2011 chegou aos 0,15%.

Perante os resultados, que disse terem sido "os melhores de sempre do partido", adiantou que o PPV/CDC irá realizar "uma convenção nacional e aí é que se vai decidir o que se vai fazer".

"Não gastámos mil euros, não fizemos praticamente campanha, além da minha presença na televisão, além de outros condicionalismos", justificou.

A estas eleições, concorreram 16 forças políticas, das quais três são coligações e as restantes 13 partidos.

Nas coligações, contam-se a Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta PCP e PEV, a coligação Portugal à Frente, com PSD e CDS-PP e a coligação Agir, que alia o Movimento Alternativa Socialista (MAS) ao Partido Trabalhista Português (PTP).

Os partidos políticos são o Partido Socialista (PS), Bloco de Esquerda (BE), Livre/Tempo de Avançar, Juntos pelo Povo (JPP), Nós, Cidadãos! (NC), Portugal pro vida, Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC), Partido da Terra (MPT), Partido Democrático Republicano (PDR), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido Unitário dos Reformados Portugueses (PURP), Partido Popular Monárquico (PPM) e Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.