sicnot

Perfil

Novo Governo

PàF vence sem maioria absoluta, Bloco ultrapassa CDU

PàF vence sem maioria absoluta, Bloco ultrapassa CDU

A coligação Portugal à Frente ganhou as eleições legislativas, mas ficou longe da maioria absoluta. PSD e CDS tiveram, juntos, 38,6% dos votos, à frente do PS, que não chegou aos 33%. O Bloco de Esquerda teve uma das vitórias da noite, e ultrapassou a CDU. Outro dos destaques vai para o PAN, que elegeu o primeiro deputado. A abstenção foi a maior de sempre.

  • Coligação PSD/CDS vence eleições, Bloco ultrapassa CDU

    Novo Governo

    A coligação Portugal à Frente é a vencedora das eleições legislativas, com 36,4% a 40,2% dos votos, segundo a sondagem à boca das urnas realizada pela Eurosondagem para a SIC. Mas PSD e CDS terão no máximo 108 deputados, aquém da maioria absoluta O PS terá entre 29,5% e 33,1%. O Bloco de Esquerda é terceira força política mais votada.

  • João Galamba deixa de ser porta-voz do PS

    País

    João Galamba vai deixar de ser porta-voz do PS e de integrar a comissão permanente do partido. A nova porta-voz dos socialistas vai ser Maria Antónia Almeida Santos, que já integrava a comissão independente, órgão de direção política do PS.

  • Mariano Rajoy não vai convocar eleições antecipadas
    1:24

    Mundo

    O governo espanhol está por um fio por causa de um processo de corrupção a envolver dirigentes do PP. O PSOE apresentou uma moção de censura e o Ciudadanos pede eleições antecipadas. O chefe do governo, Mariano Rajoy, já disse que não vai convocar eleições.