sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Presidente da República recebe secretário-geral do PS na segunda-feira

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai receber na segunda-feira às 16:00 o secretário-geral do PS, António Costa, segundo a agenda do chefe de Estado divulgada hoje.

Arquivo Lusa

O encontro, que terá lugar no Palácio de Belém, realiza-se seis dias depois de Cavaco Silva ter recebido o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Após o encontro com Passos Coelho, o Presidente da República fez uma comunicação ao país onde anunciou que encarregou o líder do PSD de desenvolver diligências para avaliar as possibilidades da constituição de uma "solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país". Na comunicação, Cavaco Silva reiterou também que não se substituirá aos partidos no processo de formação do Governo, mas sublinhou que este "é o tempo do compromisso", onde a cultura da negociação deverá estar sempre presente.

No dia seguinte ao encontro com o Presidente da República, Passos Coelho assinou com o presidente do CDS-PP um acordo de Governo e colaboração mútua, no qual propõem ao Presidente da República um executivo de coligação entre os dois partidos, liderado pelo atual primeiro-ministro.

Na cerimónia de assinatura do acordo, o líder do PSD, e atual primeiro-ministro anunciou que iria reunir-se com o secretário-geral do PS para promover "uma cultura de diálogo, de compromissos" que assegure "estabilidade para governar".

O encontro entre Passos Coelho, Paulo Portas e António Costa realizou-se hoje de manhã e, no final, o secretário-geral do PS disse ter-se tratado de uma reunião "bastante inconclusiva", alegando que PSD e CDS-PP não apresentaram qualquer proposta concreta.

No lado do PSD, Passos Coelho afirmou que os sociais-democratas e o CDS-PP querem acolher propostas do PS para obter um acordo sobre as linhas gerais do seu Programa do Governo e do Orçamento do Estado para 2016, sem traçar "linhas vermelhas".

Os três partidos marcaram, entretanto, novo encontro para terça-feira.

Na quarta-feira, o secretário-geral do PS esteve também já reunido com o PCP, num encontro onde o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, reafirmou a disponibilidade para viabilizar um elenco governativo socialista e impedir novo executivo da coligação PSD/CDS-PP.

Na segunda-feira de manhã, ainda antes do encontro com o Presidente da República, o secretário-geral do PS irá reunir-se com o Bloco de Esquerda. O encontro entre o PS e o BE esteve inicialmente marcado para quinta-feira de manhã, mas foi adiado para segunda-feira a pedido do partido coordenado por Catarina Martins para "permitir uma melhor preparação técnica para a reunião".

Lusa

  • Passos diz que Costa não apresentou nenhuma proposta concreta
    1:28

    País

    À saída do encontrocom os socialistas, garantiu que a coligação PSD/CDS não colocou quaisquer restrições à partida para tentar chegar a um entendimento.Pedro Passos Coelho disse ainda que sugeriu uma nova reunião para terça-feira para que possam discutir propostas do PS sobre as quais António Costa queira discutir.

  • Comentadores da Quadratura do Círculo analisam cenários pós-legislativas
    2:57

    Novo Governo

    O socialista Jorge Coelho recusou comentar que cenário governativo melhor serve os interesses do PS, mas nota ainda asism que a atitude do PCP é inédita. No programa Quadratura do Círculo, Lobo Xavier considerou que o dilema de António Costa sobre o futuro do partido foi o que o levou a continuar. Já Pacheco Pereira foi bastante crítico da posição dos socialistas na questão das presidenciais.

  • Presidente da República pede um Governo "estável e duradouro"
    1:54

    País

    Cavaco Silva disse esta noite que encarregou Pedro Passos Coelho de encontrar uma solução governativa para o país e disse esperar que os partidos saibam pôr o interesse nacional acima do interesse político. O chefe de Estado deixou claro os desafios que aí vêm e pede um governo estável e duradouro.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.