sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Presidente da República recebe secretário-geral do PS na segunda-feira

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai receber na segunda-feira às 16:00 o secretário-geral do PS, António Costa, segundo a agenda do chefe de Estado divulgada hoje.

Arquivo Lusa

O encontro, que terá lugar no Palácio de Belém, realiza-se seis dias depois de Cavaco Silva ter recebido o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Após o encontro com Passos Coelho, o Presidente da República fez uma comunicação ao país onde anunciou que encarregou o líder do PSD de desenvolver diligências para avaliar as possibilidades da constituição de uma "solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país". Na comunicação, Cavaco Silva reiterou também que não se substituirá aos partidos no processo de formação do Governo, mas sublinhou que este "é o tempo do compromisso", onde a cultura da negociação deverá estar sempre presente.

No dia seguinte ao encontro com o Presidente da República, Passos Coelho assinou com o presidente do CDS-PP um acordo de Governo e colaboração mútua, no qual propõem ao Presidente da República um executivo de coligação entre os dois partidos, liderado pelo atual primeiro-ministro.

Na cerimónia de assinatura do acordo, o líder do PSD, e atual primeiro-ministro anunciou que iria reunir-se com o secretário-geral do PS para promover "uma cultura de diálogo, de compromissos" que assegure "estabilidade para governar".

O encontro entre Passos Coelho, Paulo Portas e António Costa realizou-se hoje de manhã e, no final, o secretário-geral do PS disse ter-se tratado de uma reunião "bastante inconclusiva", alegando que PSD e CDS-PP não apresentaram qualquer proposta concreta.

No lado do PSD, Passos Coelho afirmou que os sociais-democratas e o CDS-PP querem acolher propostas do PS para obter um acordo sobre as linhas gerais do seu Programa do Governo e do Orçamento do Estado para 2016, sem traçar "linhas vermelhas".

Os três partidos marcaram, entretanto, novo encontro para terça-feira.

Na quarta-feira, o secretário-geral do PS esteve também já reunido com o PCP, num encontro onde o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, reafirmou a disponibilidade para viabilizar um elenco governativo socialista e impedir novo executivo da coligação PSD/CDS-PP.

Na segunda-feira de manhã, ainda antes do encontro com o Presidente da República, o secretário-geral do PS irá reunir-se com o Bloco de Esquerda. O encontro entre o PS e o BE esteve inicialmente marcado para quinta-feira de manhã, mas foi adiado para segunda-feira a pedido do partido coordenado por Catarina Martins para "permitir uma melhor preparação técnica para a reunião".

Lusa

  • Passos diz que Costa não apresentou nenhuma proposta concreta
    1:28

    País

    À saída do encontrocom os socialistas, garantiu que a coligação PSD/CDS não colocou quaisquer restrições à partida para tentar chegar a um entendimento.Pedro Passos Coelho disse ainda que sugeriu uma nova reunião para terça-feira para que possam discutir propostas do PS sobre as quais António Costa queira discutir.

  • Comentadores da Quadratura do Círculo analisam cenários pós-legislativas
    2:57

    Novo Governo

    O socialista Jorge Coelho recusou comentar que cenário governativo melhor serve os interesses do PS, mas nota ainda asism que a atitude do PCP é inédita. No programa Quadratura do Círculo, Lobo Xavier considerou que o dilema de António Costa sobre o futuro do partido foi o que o levou a continuar. Já Pacheco Pereira foi bastante crítico da posição dos socialistas na questão das presidenciais.

  • Presidente da República pede um Governo "estável e duradouro"
    1:54

    País

    Cavaco Silva disse esta noite que encarregou Pedro Passos Coelho de encontrar uma solução governativa para o país e disse esperar que os partidos saibam pôr o interesse nacional acima do interesse político. O chefe de Estado deixou claro os desafios que aí vêm e pede um governo estável e duradouro.

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.