sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Anunciado hoje o apuramento da votação nos círculos da Europa e fora da Europa

Os resultados da votação nos círculos da Europa e Fora da Europa, nas eleições legislativas do passado dia 04, são hoje anunciados em Lisboa.

Lusa

Em causa está a eleição de quatro deputados, dois por cada um daqueles círculos eleitorais.

Se se repetirem os resultados das legislativas de 2011 nos círculos da emigração, o PSD poderá eleger três deputados e o PS um.

Todavia, o apuramento final dos votos relativos aos círculo Fora da Europa poderá vir a ser contestado pelo partido Nós, Cidadãos!.

O líder do partido, Mendo Castro Henriques, admitiu durante a campanha eleitoral a impugnação da eleição pelo círculo Fora da Europa, caso venham a confirmar-se o que classificou como "irregularidades" resultantes dos problemas logísticos que marcaram a votação.

Problemas criados com atrasos no envio dos boletins de voto aos eleitores e erros nas moradas dos eleitores, que votam por correspondência, foram as razões invocadas pelo Nós, Cidadãos!, que acredita poder eleger pelo menos um dos dois deputados representantes daquele circulo.

Para o partido, "a situação compromete objetivamente e de forma ilegal a participação dos eleitores recenseados".

Nesse sentido, o Nós, Cidadãos! apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) relativa às "irregularidades gravíssimas que têm marcado a votação nos círculos eleitorais da Europa e de Fora da Europa".

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC