sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Anunciado hoje o apuramento da votação nos círculos da Europa e fora da Europa

Os resultados da votação nos círculos da Europa e Fora da Europa, nas eleições legislativas do passado dia 04, são hoje anunciados em Lisboa.

Lusa

Em causa está a eleição de quatro deputados, dois por cada um daqueles círculos eleitorais.

Se se repetirem os resultados das legislativas de 2011 nos círculos da emigração, o PSD poderá eleger três deputados e o PS um.

Todavia, o apuramento final dos votos relativos aos círculo Fora da Europa poderá vir a ser contestado pelo partido Nós, Cidadãos!.

O líder do partido, Mendo Castro Henriques, admitiu durante a campanha eleitoral a impugnação da eleição pelo círculo Fora da Europa, caso venham a confirmar-se o que classificou como "irregularidades" resultantes dos problemas logísticos que marcaram a votação.

Problemas criados com atrasos no envio dos boletins de voto aos eleitores e erros nas moradas dos eleitores, que votam por correspondência, foram as razões invocadas pelo Nós, Cidadãos!, que acredita poder eleger pelo menos um dos dois deputados representantes daquele circulo.

Para o partido, "a situação compromete objetivamente e de forma ilegal a participação dos eleitores recenseados".

Nesse sentido, o Nós, Cidadãos! apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) relativa às "irregularidades gravíssimas que têm marcado a votação nos círculos eleitorais da Europa e de Fora da Europa".

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.