sicnot

Perfil

Novo Governo

Passos informou Cavaco das diligências feitas para criar "condições de governabilidade"

Passos informou Cavaco das diligências feitas para criar "condições de governabilidade"

O líder do PSD foi esta manhã ao Palácio de Belém para informar o Presidente da República das diligências feitas para criar condições de governabilidade. À saída, Passos Coelho sublinhou que compete ao chefe de Estado indigitar o primeiro-ministro de acordo com a sua "avaliação e julgamento".

O encontro com Pedro Passos Coelho foi o primeiro dos vários que Cavaco Silva vai manter com os partidos representados no Parlamento.

Amanhã recebe o PSD, o PS, o Bloco de Esquerda e o CDS. Na quarta-feira é a vez do Presidente ouvir o PCP, os Verdes e o PAN.

Quanto ao encontro desta manhã, Passos Coelho terá comunicado ao Presidente que ainda não há acordo com o PS.

Dois dias depois das eleições, Cavaco Silva chamou Passos a Belém e pediu-lhe para constituir um governo estável. As negociaçõe entraram num impasse, o que faz crescer a expectativa sobre a decisão do Presidente.

Esta manhã chegou a ser noticiado que Cavaco Silva teria decidido indigitar Passos Coelho como primeiro-ministro. Mas a Presidência da República já garantiu que a decisão ainda não está tomada.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.