sicnot

Perfil

Novo Governo

Passos informou Cavaco das diligências feitas para criar "condições de governabilidade"

Passos informou Cavaco das diligências feitas para criar "condições de governabilidade"

O líder do PSD foi esta manhã ao Palácio de Belém para informar o Presidente da República das diligências feitas para criar condições de governabilidade. À saída, Passos Coelho sublinhou que compete ao chefe de Estado indigitar o primeiro-ministro de acordo com a sua "avaliação e julgamento".

O encontro com Pedro Passos Coelho foi o primeiro dos vários que Cavaco Silva vai manter com os partidos representados no Parlamento.

Amanhã recebe o PSD, o PS, o Bloco de Esquerda e o CDS. Na quarta-feira é a vez do Presidente ouvir o PCP, os Verdes e o PAN.

Quanto ao encontro desta manhã, Passos Coelho terá comunicado ao Presidente que ainda não há acordo com o PS.

Dois dias depois das eleições, Cavaco Silva chamou Passos a Belém e pediu-lhe para constituir um governo estável. As negociaçõe entraram num impasse, o que faz crescer a expectativa sobre a decisão do Presidente.

Esta manhã chegou a ser noticiado que Cavaco Silva teria decidido indigitar Passos Coelho como primeiro-ministro. Mas a Presidência da República já garantiu que a decisão ainda não está tomada.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.