sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Costa convoca Comissão Política do PS para quinta-feira

O secretário-geral do PS convocou para quinta-feira uma reunião da Comissão Política do seu partido, tendo em vista analisar os resultados dos processos de diálogo com as diferentes forças políticas para encontrar soluções de governabilidade.

O presidente e o secretário-geral do PS, Carlos César (E) e António Costa.

O presidente e o secretário-geral do PS, Carlos César (E) e António Costa.

Lusa

Esta informação foi transmitida à agência Lusa por fonte oficial socialista, que adiantou que a reunião da Comissão Política Nacional do PS está marcada para as 21:30 de quinta-feira.

A reunião da Comissão Política Nacional do PS surge na sequência do mandato que António Costa obteve deste mesmo órgão no dia 06 de outubro, dois dias após as eleições legislativas, no sentido de iniciar conversações com as diferentes forças políticas, quer à esquerda, quer à direita, para encontrar soluções de governabilidade no novo quadro parlamentar.

Esta reunião, que tem como único ponto da agenda a "análise da situação política", é marcada no dia em que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, começa a receber os partidos que elegeram deputados à Assembleia da República, estando agendadas para esta tarde audiências com o PSD, PS, Bloco de Esquerda e CDS-PP.

Em relação ao processo de conversações iniciado por António Costa, o secretário-geral do PS tem defendido que têm decorrido de forma mais construtiva "à esquerda do que à direita".

Se o processo de diálogo entre António Costa e o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, se encontra num impasse, com trocas de acusações públicas entre ambos, já no que respeita às conversações com o PCP e com o Bloco de Esquerda desconhece-se até agora qualquer resultado concreto saído das reuniões já realizadas.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.