sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

António Costa reúne-se hoje com novo Grupo Parlamentar

O secretário-geral do PS reúne-se com o seu novo Grupo Parlamentar e depois com a Comissão Política Nacional, na qual apresentará os resultados do processo negocial em curso para a formação de um Governo.

© Hugo Correia / Reuters

A reunião de António Costa com os deputados eleitos pelo PS nas últimas eleições legislativas terá lugar pelas 17:00, no parlamento, e nela deverá ser anunciado o nome do antigo secretário-geral socialista Ferro Rodrigues como candidato a presidente da Assembleia da República, cuja eleição está marcada para sexta-feira, na primeira sessão plenária da nova legislatura.

Tanto perante o Grupo Parlamentar como na reunião da Comissão Política Nacional (marcada para as 21:30), o tema forte será a análise do processo de diálogo que António Costa encetou com as diferentes forças políticas.

Na terça-feira, após ter sido recebido pelo Presidente da República, no Palácio de Belém, o líder socialista considerou estarem criadas condições para que o PS possa formar um Governo com apoio maioritário na Assembleia da República e que assegure condições de estabilidade - posição que foi pouco depois repetida pela porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, e pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Lusa

  • Negociações à esquerda ainda sem acordo formalizado
    2:10

    Novo Governo

    As conversas prosseguem à esquerda e há várias matérias já fechadas e muitas outras ainda em aberto. António Costa garantiu esta quarta-feira ao Presidente da República ter condições de formar governo com apoio mairitário no Parlamento, mas ainda não tem qualquer acordo formalizado.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22