sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Nóvoa diz ser preciso "enorme confiança na maturidade da democracia"

O candidato presidencial Sampaio da Nóvoa disse hoje que é preciso uma "enorme confiança na maturidade da democracia em Portugal" e reiterou encarar como "impensável" que não seja empossado um Governo de maioria no parlamento.

Lusa/Arquivo

Lusa/Arquivo

FERNANDO VELUDO

"Não vejo que haja nenhuma possibilidade no nosso regime constitucional de não dar posse a um Governo que tenha uma maioria parlamentar. Representa uma maioria de decisões e de votos dos portugueses, representa uma maioria da vontade dos portugueses e seria absolutamente impensável que um Governo desses não fosse empossado", afirmou o antigo reitor da Universidade de Lisboa à entrada da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto onde iria participar na conferência "Conhecimento, Cidadania e Desenvolvimento".

De acordo o professor catedrático, "está-se a verificar agora que era preciso abrir o leque das possibilidades, que era preciso pensar a democracia numa outra abertura que ela não tinha tido nos últimos anos ou nas últimas décadas".

Questionado sobre o que espera que o Presidente da República venha a dizer às 20:00 de hoje, Sampaio da Nóvoa escusou-se a responder, sublinhando que tem seguido "com muita atenção estes dias, que têm sido dias muito interessantes para a democracia e para a política em Portugal".

O candidato à Presidência da República deixou ainda "uma palavra de muito estímulo, de muito reconhecimento a todos os partidos que ao longo destes dias têm procurado formas de entendimento, formas de diálogo".

O Presidente da República faz hoje à noite, após as 20:00, uma comunicação ao país, depois de concluída a audição dos partidos sobre a formação do novo Governo, disse à Lusa fonte oficial da Presidência da República.

Na quarta-feira, o Presidente da República concluiu as audições aos sete partidos com assento parlamentar sobre a nomeação do primeiro-ministro.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.