sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Nóvoa diz ser preciso "enorme confiança na maturidade da democracia"

O candidato presidencial Sampaio da Nóvoa disse hoje que é preciso uma "enorme confiança na maturidade da democracia em Portugal" e reiterou encarar como "impensável" que não seja empossado um Governo de maioria no parlamento.

Lusa/Arquivo

Lusa/Arquivo

FERNANDO VELUDO

"Não vejo que haja nenhuma possibilidade no nosso regime constitucional de não dar posse a um Governo que tenha uma maioria parlamentar. Representa uma maioria de decisões e de votos dos portugueses, representa uma maioria da vontade dos portugueses e seria absolutamente impensável que um Governo desses não fosse empossado", afirmou o antigo reitor da Universidade de Lisboa à entrada da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto onde iria participar na conferência "Conhecimento, Cidadania e Desenvolvimento".

De acordo o professor catedrático, "está-se a verificar agora que era preciso abrir o leque das possibilidades, que era preciso pensar a democracia numa outra abertura que ela não tinha tido nos últimos anos ou nas últimas décadas".

Questionado sobre o que espera que o Presidente da República venha a dizer às 20:00 de hoje, Sampaio da Nóvoa escusou-se a responder, sublinhando que tem seguido "com muita atenção estes dias, que têm sido dias muito interessantes para a democracia e para a política em Portugal".

O candidato à Presidência da República deixou ainda "uma palavra de muito estímulo, de muito reconhecimento a todos os partidos que ao longo destes dias têm procurado formas de entendimento, formas de diálogo".

O Presidente da República faz hoje à noite, após as 20:00, uma comunicação ao país, depois de concluída a audição dos partidos sobre a formação do novo Governo, disse à Lusa fonte oficial da Presidência da República.

Na quarta-feira, o Presidente da República concluiu as audições aos sete partidos com assento parlamentar sobre a nomeação do primeiro-ministro.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.