sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Portas reúne-se amanhã com novo Grupo Parlamentar do CDS-PP

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, reúne-se amanhã com o novo grupo parlamentar centrista na Assembleia da República, divulgou hoje fonte oficial da bancada.

Lusa/Arquivo

Lusa/Arquivo

MIGUEL A. LOPES

A reunião de Paulo Portas com os novos parlamentares decorrerá pelas 12:50, depois de pelas 10:00 o parlamento que resultou das eleições legislativas de 04 de outubro se reunir pela primeira vez. À tarde, pelas 15:00, os deputados elegem o novo presidente da Assembleia da República.

O secretário-geral do PS propôs hoje, durante a reunião com o seu novo Grupo Parlamentar, o antigo líder socialista Ferro Rodrigues como candidato a presidente da Assembleia da República, enquanto a Comissão Política Nacional do PSD se reúne hoje à noite, devendo tomar uma decisão sobre uma candidatura ao cargo.

Nesta XIII legislatura que começa na sexta-feira, o CDS-PP passou a terceira força política, com 18 deputados, enquanto em 2011, quando concorreu em listas separadas do PSD elegeu 24 parlamentares.

A eleição do novo presidente da Assembleia da República está marcada para as 15:00 desta sexta-feira, depois de às 10:00 se realizar a primeira sessão plenária, com a composição do parlamento resultante das legislativas de 04 de outubro, em que a coligação PSD/CDS-PP foi a força mais votada, mas sem maioria absoluta de deputados.

Por cinco vezes, até 1991, houve duas candidaturas ao cargo de presidente da Assembleia da República, mas nos últimos 20 anos tem sido apresentado apenas um candidato, pelo partido mais votado nas legislativas.

Segundo o Regimento, as candidaturas a presidente da Assembleia da República devem ser subscritas por, pelo menos, um décimo dos deputados, que no total são 230, e têm de ser apresentadas até duas horas antes do momento da eleição.

Desde 1976, depois do socialista Henrique de Barros ter presidido à Assembleia Constitucional, a Assembleia da República teve os seguintes presidentes: Vasco da Gama Fernandes (PS), Teófilo Carvalho dos Santos (PS), Leonardo Ribeiro de Almeida (PSD), Francisco Oliveira Dias (CDS), Tito de Morais (PS), Fernando Amaral (PSD), Vítor Crespo (PSD), Barbosa de Melo (PSD), Almeida Santos (PS), Mota Amaral (PSD), Jaime Gama (PS) e Assunção Esteves (PSD).

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.