sicnot

Perfil

Novo Governo

Arranque da legislatura marcado por reações ao discurso de Cavaco

Arranque da legislatura marcado por reações ao discurso de Cavaco

O discurso do Presidente da República marcou esta manhã o arranque da legislatura, nos corredores do Parlamento. De um lado, os aplausos dos deputados do PSD, do outro vários deputados do PS a acusar Cavaco Silva de ingerência nos poderes do parlamento. António Costa não quis acrescentar uma palavra ao que disse ontem.

  • "Acho que tenho qualidades para ser presidente da Assembleia da República"
    0:44

    País

    A Assembleia da República reúne-se hoje e elege o presidente do parlamento, com dois candidatos anunciados a disputar o lugar, o socialista Ferro Rodrigues e o social-democrata Fernando Negrão, uma situação que não acontecia desde 1991. O deputado do PSD insiste que em 40 anos de democracia, o presidente da Assembleia da República saiu sempre do partido vencedor das eleições. O candidato proposto pelo PSD sublinha que tem qualidades para exercer o cargo e deixa um apelo aos deputados de todas as bancadas.

  • Cavaco considera alternativa de esquerda inconsistente
    2:36

    País

    O Presidente da República indigitou Passos Coelho como primeiro ministro. Num discurso muito crítico para os partidos da esquerda, feito ontem à noite no Palácio de Belém, Cavaco Silva lamentou a falta de entendimento entre PSD, CDS e PS.

  • Portas elogia discurso "corajoso" de Cavaco Silva
    1:03

    Novo Governo

    Paulo Portas diz que Cavaco Silva cumpriu uma tradição democrática que tem 40 anos, a de indigitar o vencedor das eleições. O presidente do CDS-PP considera que foi uma decisão de bom senso e lembra que agora é preciso haver compromissos entre vencedores e derrotados. Portas classifica ainda o discurso do Presidente da República como corajoso.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.