sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Presidente do Governo espanhol diz que não lhe agrada a situação política em Portugal

O presidente do Governo espanhol voltou hoje a criticar a intenção dos partidos de esquerda em Portugal de se coligarem contra a coligação PSD-CDS, afirmando que tal não lhe agrada já que é "partidário de que governe sempre o mais votado".

© Juan Medina / Reuters

"Sou partidário de que governe sempre o mais votado. Há precedentes que não me agradam. Vimo-lo em municípios [casos de Madrid, Valência ou Saragoça] em que todos se puseram contra o PP e não gostei. O que estou a ver agora em Portugal também não me agrada. As pessoas devem refletir sobre o que fazem com o seu voto", disse hoje Mariano Rajoy, presidente do Governo espanhol e presidente do PP espanhol.

É a terceira vez em menos de uma semana que Mariano Rajoy se pronuncia sobre a situação política em Portugal, depois de duas intervenções na quarta e na quinta-feira, durante o Congresso do Partido Popular Europeu (PPE) em Madrid, no qual participou como presidente do partido popular espanhol.

Na quinta-feira, Rajoy disse que uma coligação de esquerda em Portugal, entre o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP, "seria negativo para os interesses de todos", e "não respeitaria" a vontade dos portugueses. No dia anterior tinha referido que os socialistas em Espanha poderão fazer o mesmo que António Costa em Portugal e unir-se com a extrema-esquerda do Podemos, algo que criticou.

Rajoy assinou hoje o documento que dissolve oficialmente o parlamento espanhol e marca as eleições gerais espanholas para 20 de dezembro. O decreto também estipula a constituição de novas Cortes (Parlamento) a 13 de janeiro. O ato em que Rajoy anunciou oficialmente as novas eleições também serviu para fazer um balanço da sua legislatura.

O presidente do Governo espanhol, em funções desde finais de 2011, fez mais uma vez um "apanhado" do desempenho económico de Espanha ao longo do seu mandato e deixou algumas pistas sobre o que vai ser a mensagem do PP espanhol na campanha eleitoral: "emprego, crescimento e confiança".

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16