sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Luís Montenegro reeleito líder parlamentar do PSD com 97,75% dos votos

O deputado Luís Montenegro foi hoje reeleito presidente do Grupo Parlamentar do PSD com 87 votos favoráveis, correspondentes a 97,75%, numa votação em que participaram todos os 89 elementos da bancada social-democrata.

Lusa/Arquivo

Lusa/Arquivo

TIAGO PETINGA/LUSA

Segundo a ata desta votação, registaram-se dois votos em branco na lista de direção proposta por Luís Montenegro, que era a única candidata a estas eleições.

Esta é a maior votação obtida por Luís Montenegro, que lidera o Grupo Parlamentar do PSD desde o início da anterior legislatura, tendo sido eleito pela primeira vez em junho de 2011, com 86% dos votos, e reeleito em outubro de 2013, com 87%.

A nova direção da bancada do PSD tem, no total, 12 vice-presidentes, seis dos quais são novos: Miguel Morgado, Berta Cabral, António Leitão Amaro, Sara Madruga da Costa, Sérgio Azevedo e Nuno Serra.

Hugo Soares, Carlos Abreu Amorim, Miguel Santos, Amadeu Albergaria, Adão Silva e Luís Leite Ramos foram reeleitos vice-presidentes.

António Rodrigues e Mónica Ferro, que deixaram de ser deputados, e Pedro do Ó Ramos, que tomou posse na semana passada como secretário de Estado do Mar, eram vice-presidentes na direção anterior e não fazem parte da nova equipa de Luís Montenegro.

Como secretários do Grupo Parlamentar do PSD, foram eleitos Ângela Guerra e Pedro Pimpão, que já ocupavam esse cargo. Na anterior legislatura, havia mais dois secretários: Nuno Encarnação e Luís Pedro Pimentel.

A lista proposta por Luís Montenegro inclui um quinto de mulheres. São três, num total de 15 elementos, incluindo o presidente do Grupo Parlamentar. Na anterior direção, havia também três mulheres, até à demissão da vice-presidente Teresa Leal Coelho, em janeiro de 2014.

Licenciado em direito e advogado, Luís Filipe Montenegro Cardoso de Morais Esteves tem 42 anos e é deputado desde 2002, pelo círculo de Aveiro. Nas últimas eleições legislativas, encabeçou nesse distrito a lista da coligação entre PSD e CDS-PP Portugal à Frente.

Em junho de 2011, foi eleito líder parlamentar do PSD com cerca de 86% dos votos: 92 favoráveis, 11 votos em branco e quatro nulos, numa votação em que participaram 107 dos então 108 deputados deste partido. Na altura, a sua lista foi também a única candidata.

Em outubro de 2013, novamente sem outra lista concorrente, foi reeleito para novo mandato de dois anos, com 87% dos votos: 94 favoráveis, nove votos em branco e cinco nulos, numa votação em que participaram todos os 108 deputados do PSD.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lages
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twiiter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.