sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Ministra diz que atestados médicos de professores estão em averiguação

A ministra da Educação, Margarida Mano, disse hoje que está em curso um processo de averiguações para comprovar alegadas irregularidades em atestados médicos de professores.

O Diário de Notícias (DN) avançou hoje que médicos e professores estão a ser investigados por atestados fraudulentos, usados para não serem colocados em escolas longe da residência.

Em declarações aos jornalistas, em Lisboa, a ministra disse não dispor de números sobre a dimensão deste caso, alegando que está em curso um processo para verificar se há ou não irregularidades.

O trabalho, acrescentou, está a ser desenvolvido em articulação com outras entidades, nomeadamente a Ordem dos Médicos.

Segundo o DN, só em Bragança foram passados 360 atestados a professores, dezenas dos quais assinados por uma médica de nacionalidade espanhola.

"É uma situação que foi identificada de várias formas e o ministério está a fazer a verificação e validação para, em conjunto com outros organismos, comprovar qual é a situação", declarou a ministra, indicando apenas que o processo seguirá os trâmites normais.

"Tem de se verificar se há alguma situação irregular ou não", frisou, sem dar pormenores sobre a forma como está a decorrer a ação.

De acordo com o jornal, a Ordem dos Médicos está também a investigar.

Margarida Mano falava no final de uma conferência dedicada ao Plano Nacional de Leitura, na Fundação Calouste Gulbenkian, em que assumiu ter como livros de referência "As Palavras", de Jean-Paul Sartre (uma autobiografia) e uma coletânea de textos de Pessoa, "Organizem-se, a Gestão segundo Fernando Pessoa".

Lusa

  • Pontos essenciais do programa do Governo

    Novo Governo

    O executivo deixou cair o plafonamento das pensões e admitiu aumentar o salário mínimo, bem como reduzir mais rapidamente a sobretaxa no programa do Governo divulgado hoje, procurando "abrir espaço para gerar compromissos" com a esquerda. No programa do Governo, aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros e entregue hoje na Assembleia da República, o executivo liderado por Pedro Passos Coelho apresenta várias medidas já previstas no programa eleitoral da coligação PSD/CDS-PP, mas deixa cair outras e introduz novas para se aproximar das propostas do PS.

  • PCP anuncia acordo para governo PS

    Novo Governo

    O PCP anunciou esta tarde que estão reunidas as condições para "assegurar um governo da iniciativa do PS" e "uma solução duradoura". O Bloco de Esquerda também já tinha revelado acordo com os socialistas. Hoje à noite, o líder do PS explica os contornos do entendimento numa entrevista exclusiva na SIC.

  • Madonna diz que América nunca desceu tão baixo
    2:12

    Mundo

    No mundo artístico, foram várias as vozes que se levantaram contra Trump, entre elas Madonna. A cantora disse esta quinta-feira em Nova Iorque, a propósito do dia da tomada de posse, que nunca a América desceu tão baixo. Já o ator Matthew McConaughey - que está em Londres - garantiu que não ia perder a cerimónia pela televisão.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Videoclipe mostra mulheres a fazer tudo o que é proibido na Arábia Saudita
    1:55

    Mundo

    Um grupo de mulheres canta, dança e faz outras coisas proibidas na Arábia Saudita como forma de protesto. O vídeo é uma crítica social à forma como as mulheres islâmicas são tratadas pelos maridos. Na letra constam frases como "Faz com que os homens desapareçam da terra" e "Eles provocam-nos doenças psicológicas". A ideia partiu de um homem, Majed al-Esa e já conta com 5 milhões de visualizações.

    Patrícia Almeida