sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

PCP continua "a trabalhar" para acordo, PEV tem hoje reunião final com PS

O PCP mantém-se a negociar um acordo que viabilize uma governação alternativa do PS, disse hoje à Lusa fonte partidária, adiantando que "Os Verdes" vão reunir, durante a manhã, uma última vez com os socialistas, no Parlamento.

MANUEL DE ALMEIDA

"Continuamos a trabalhar", vincou a fonte, escusando-se a revelar detalhes quanto ao curso das negociações, num dia em que o BE anunciou, através da sua página na Internet, a conclusão das negociações com o PS, considerando que estão criadas as condições para um acordo à esquerda.

O secretário-geral do PS, António Costa, deslocou-se na quarta-feira à noite à sede nacional comunista, na rua Soeiro Pereira Gomes, para um último esforço de conciliação com o seu homólogo do PCP, Jerónimo de Sousa, antes das reuniões dos órgãos socialistas, marcadas para o fim de semana.

O BE adiantou hoje à Lusa que os pormenores sobre o acordo com os socialistas só vão ser tornados públicos depois de os outros partidos em conversações aprovarem o documento nas respetivas direções.

Entretanto, na Assembleia da República, "Os Verdes" e o PS vão encontrar-se para uma derradeira "reunião técnica", com presenças garantidas da membro da direção ecologista Manuela Cunha e da deputada socialista Ana Catarina Mendes.

A Lusa questionou igualmente o PS, mas a assessoria do secretário-geral, António Costa, remeteu esclarecimentos para uma entrevista que o líder socialista tem hoje agendada com a televisão SIC, pelas 20:00.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.