sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

PCP reúne Comité Central durante todo o domingo

O PCP vai convocar os membros do seu Comité Central para uma reunião no domingo, confirmou à Lusa fonte comunista, para analisar o eventual entendimento com o PS para uma alternativa governativa.

ESTELA SILVA

O encontro do órgão dirigente alargado do partido tem início marcado para as 11:00 e deverá ser seguido de uma conferência de imprensa para dar a conhecer as suas conclusões, já pela tarde/noite, desconhecendo-se ainda as horas a que terá lugar.

O secretário-geral do PS, António Costa, deslocou-se quarta-feira à noite à sede nacional comunista, na rua Soeiro Pereira Gomes, para um último esforço de conciliação com o homólogo do PCP, Jerónimo de Sousa, antes das reuniões dos órgãos socialistas, marcadas para o fim de semana.

Hoje mesmo, os bloquistas anunciaram, na Internet, a conclusão das negociações com o PS, considerando que estão criadas as condições para um acordo à esquerda, mas remeteu a divulgação de pormenores sobre o acordo com os socialistas para depois da aprovação da decisão por parte dos outros partidos ainda em conversações.

As trocas de informação bilaterais entre PCP e PS continuam, tal como entre socialistas e ecologistas, mas tanto comunistas como ecologistas excluem, para já, a participação formal num futuro Governo de esquerda, adiantaram à Lusa outras fontes.

A Lusa questionou igualmente o PS, mas a assessoria de Costa, remeteu esclarecimentos para uma entrevista que o líder socialista tem hoje agendada com a SIC, pelas 20:00.

Lusa

  • Esquerda mais perto do acordo, Costa explica na SIC
    1:29

    Novo Governo

    O país vai ficar hoje a saber se existe uma alternativa de esquerda. António Costa vai explicar as negociações, numa entrevista exclusiva à SIC e SIC Notícias, a partir das 20:00. O PS já terminou com sucesso o diálogo com o Bloco. Falta agora chegar a um acordo com os Verdes e PCP, como quem os socialistas já têm um acordo nas matérias técnicas e programáticas. Da parte dos comunistas tem havido alguma resistência, acima de tudo no que diz respeito a um acordo político.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC