sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

PCP reúne Comité Central durante todo o domingo

O PCP vai convocar os membros do seu Comité Central para uma reunião no domingo, confirmou à Lusa fonte comunista, para analisar o eventual entendimento com o PS para uma alternativa governativa.

ESTELA SILVA

O encontro do órgão dirigente alargado do partido tem início marcado para as 11:00 e deverá ser seguido de uma conferência de imprensa para dar a conhecer as suas conclusões, já pela tarde/noite, desconhecendo-se ainda as horas a que terá lugar.

O secretário-geral do PS, António Costa, deslocou-se quarta-feira à noite à sede nacional comunista, na rua Soeiro Pereira Gomes, para um último esforço de conciliação com o homólogo do PCP, Jerónimo de Sousa, antes das reuniões dos órgãos socialistas, marcadas para o fim de semana.

Hoje mesmo, os bloquistas anunciaram, na Internet, a conclusão das negociações com o PS, considerando que estão criadas as condições para um acordo à esquerda, mas remeteu a divulgação de pormenores sobre o acordo com os socialistas para depois da aprovação da decisão por parte dos outros partidos ainda em conversações.

As trocas de informação bilaterais entre PCP e PS continuam, tal como entre socialistas e ecologistas, mas tanto comunistas como ecologistas excluem, para já, a participação formal num futuro Governo de esquerda, adiantaram à Lusa outras fontes.

A Lusa questionou igualmente o PS, mas a assessoria de Costa, remeteu esclarecimentos para uma entrevista que o líder socialista tem hoje agendada com a SIC, pelas 20:00.

Lusa

  • Esquerda mais perto do acordo, Costa explica na SIC
    1:29

    Novo Governo

    O país vai ficar hoje a saber se existe uma alternativa de esquerda. António Costa vai explicar as negociações, numa entrevista exclusiva à SIC e SIC Notícias, a partir das 20:00. O PS já terminou com sucesso o diálogo com o Bloco. Falta agora chegar a um acordo com os Verdes e PCP, como quem os socialistas já têm um acordo nas matérias técnicas e programáticas. Da parte dos comunistas tem havido alguma resistência, acima de tudo no que diz respeito a um acordo político.

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.