sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Costa confirma conclusão de acordo político com "Os Verdes"

O secretário-geral socialista, António Costa, afirmou hoje que considera "fechado" o acordo político com "Os Verdes" para a formação de um executivo do PS e destacou a aprovação por ampla maioria da proposta de programa.

TIAGO PETINGA

António Costa falava no final da Comissão Nacional do PS, que durou cerca de quatro horas e que aprovou com 163 votos a favor, duas abstenções e sete contra a proposta de programa de Governo socialista.

Interrogado se estava fechado o acordo político com o Partido Ecologista "Os Verdes", depois de o mesmo já ter acontecido na quinta-feira à noite com o Bloco de Esquerda, o líder socialista respondeu que "sim".

Confrontado com o facto de só no domingo o PCP, na sequência de uma reunião do seu Comité Central, poder dar por fechado o acordo político com o PS, António Costa respondeu: "Todos os dias são importantes".

Em relação ao resultado da reunião da Comissão Nacional do PS, o secretário-geral socialista disse encará-lo "com satisfação, já que significa que há uma unidade muito grande no PS em torno da solução que está a ser construída".

"Isso, em si, é um fator muito positivo, porque esta solução de formação de um Governo exige estabilidade e requer que exista num horizonte de uma legislatura. Nestas circunstâncias, esta solução precisa naturalmente de um apoio muito claro do PS. Acho que na Comissão Nacional do PS houve um debate muito enriquecedor", afirmou António Costa.

Lusa

  • Morreu o companheiro de Nelson Mandela

    Mundo

    Ahmed Kathrada, activista e ícone sul-africano que lutou ao lado de Mandela contra o "apartheid" morreu hoje aos 87 anos, informou a fundação de caridade Kathrada.

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23
  • Vidas Suspensas: Delfim 353
    29:30
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32

    País

    Há cada vez mais homens e idosos a pedirem ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Segundo o relatório anual da APAV conhecido esta segunda-feira, foram identificadas quase 10 mil vítimas de violência no ano passado. Cerca de 80% são mulheres casadas e com cerca de 50 anos.