sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Alternativa da oposição é programa "imediatista, irrealista" e "iliberal", diz Passos

O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, considerou hoje que a alternativa programática da oposição é "um programa político imediatista e irrealista" e "iliberal", que põe em causa o equilíbrio das contas públicas. Passos Coelho prometeu assumir as suas responsabilidades com "uma política positiva, ao serviço dos portugueses", mas sem colaborar e fazendo oposição a "uma política negativa, de ruína de Portugal".

Lusa

Lusa

MIGUEL A. LOPES

Passos Coelho falava no debate do Programa do Governo, numa intervenção em que defendeu que os partidos defensores da participação de Portugal na União Europeia, no euro e na NATO constituem "uma maioria maior" saída das eleições legislativas, "maior certamente do que quaisquer outras geometrias que se possam agora anunciar".

Numa alusão ao entendimento entre PS, BE, PCP e PEV para uma alternativa de Governo, Passos Coelho considerou que esse "outro caminho" é o de "um programa político imediatista e irrealista, assente no desejo do regresso à ideia de omnipresença do Estado e numa representação iliberal e anti-global do mundo"

"Não garante a trajetória seguida nos últimos 30 anos relativamente ao nosso consenso europeu, antes o compromete, já que um programa como este dificilmente deixaria de ser visto como uma ameaça à normalização das nossas contas públicas e aos progressos que na economia e na sociedade vão ligados a essa normalização", acrescentou.

Na última mensagem deixada por Passos Coelho na intervenção de abertura do debate do Programa do XX Governo Constitucional, relativamente a fazer oposição a "uma política negativa, de ruína de Portugal", o primeiro-ministro disse não ignorar que "já várias forças com representação parlamentar anunciavam o seu desejo de o vir a inviabilizar o programa do Governo, apresentando moções de rejeição", o que implica a demissão do Executivo.

"Tal como todos os agentes políticos, também eu assumirei as minhas responsabilidades. Assumo a responsabilidade de uma política positiva, ao serviço dos Portugueses, da recuperação do país e da credibilidade nacional. Assumo a responsabilidade de não colaborar, e de me opor, a uma política negativa, de ruína de Portugal, em que os Portugueses são vistos como meros instrumentos de jogadas políticas de poder", declarou.

"Cabe agora, a todos e a cada um nesta 'casa da democracia' assumir as suas responsabilidades políticas e democráticas", concluiu.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.