sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Passos diz que programa da esquerda penaliza "condições de crescimento"

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu hoje que investidores e credores vão retrair-se perante ideias que implicam "degradação orçamental" do programa alternativo da esquerda e que isso penalizará "as condições de crescimento da economia".

Lusa

Lusa

MIGUEL A. LOPES

"Creio que hoje posso dizer que se ganharem adesão ideias que tenho vindo a observar, a ler a ouvir - que implicam uma certa degradação do caminho consolidação orçamental que temos vindo a praticar, que impliquem um processo muito mais célere de recuperação de rendimentos do que aquele que pode ser sustentado pelo crescimento da economia - exista por parte dos investidores e dos nossos credores uma retração que acabará por penalizar as condições de crescimento da economia portuguesa", afirmou Passos Coelho no parlamento.

O chefe de Governo começou por afirmar que nesta altura o país "com certeza" já está a pagar "um certo preço pela incerteza que rodeia o final deste debate e eventualmente possa suceder na sequência do encerramento deste debate", referindo-se às moções de rejeição cuja aprovação pela maioria de esquerda implica a queda do executivo e à eventual formação de Governo do PS com apoio parlamentar de BE, PCP e PEV.

Passos falava no parlamento em resposta ao líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, no debate do Programa do XX Governo Constitucional, que começou hoje e encerra na terça-feira.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.