sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Paula Teixeira da Cruz fala em "usurpação eleitoral" e acena com "novo resgate"

A deputada social-democrata Paula Teixeira da Cruz acusou hoje a oposição de "usurpação eleitoral" e sustentou que a formação de um executivo do PS apoiado por BE, PCP e PEV poderá conduzir a um "novo resgate".

© Hugo Correia / Reuters

Numa intervenção em nome do PSD, no debate do Programa do Governo, no parlamento, a ex-ministra da Justiça alegou que a perspetiva de formação desse executivo já está a ter consequências: "São já visíveis esses sinais, na subida dos juros, na bolsa, no investimento".

Perante risos nas bancadas da oposição, Paula Teixeira da Cruz afirmou: "Riam, riam, senhores deputados, que depois vão chorar".

No seu discurso, a deputada do PSD deixou uma mensagem para todos os deputados relativa à votação das moções de rejeição ao Programa do Governo, na terça-feira: "Devem votar em consciência, de acordo com o mandato que lhes foi dado - naturalmente, para aqueles que ainda a têm".

Paula Teixeira da Cruz utilizou expressões como "usurpação eleitoral" e "caminhada trôpega para o poder" para qualificar o derrube do Governo PSD/CDS-PP prometido pelos quatro maiores partidos da oposição e a preparação de um executivo alternativo.

"Será um ato de enorme irresponsabilidade" e "um primeiro e fatal passo para a radicalização do país que a enorme maioria dos portugueses recusa", considerou, falando também em "negociata política", em "manipulação entre direções de partidos" e num "atropelo às regras" da democracia.

Por outro lado, a deputada do PSD alegou que "esta fação do PS perdeu as referências" e questionou a solidez do entendimento entre socialistas, bloquistas e comunistas: "Esses três partidos estão eles próprios partidos por dentro. Que solução de estabilidade nos querem, então, apresentar?".

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.