sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Paula Teixeira da Cruz fala em "usurpação eleitoral" e acena com "novo resgate"

A deputada social-democrata Paula Teixeira da Cruz acusou hoje a oposição de "usurpação eleitoral" e sustentou que a formação de um executivo do PS apoiado por BE, PCP e PEV poderá conduzir a um "novo resgate".

© Hugo Correia / Reuters

Numa intervenção em nome do PSD, no debate do Programa do Governo, no parlamento, a ex-ministra da Justiça alegou que a perspetiva de formação desse executivo já está a ter consequências: "São já visíveis esses sinais, na subida dos juros, na bolsa, no investimento".

Perante risos nas bancadas da oposição, Paula Teixeira da Cruz afirmou: "Riam, riam, senhores deputados, que depois vão chorar".

No seu discurso, a deputada do PSD deixou uma mensagem para todos os deputados relativa à votação das moções de rejeição ao Programa do Governo, na terça-feira: "Devem votar em consciência, de acordo com o mandato que lhes foi dado - naturalmente, para aqueles que ainda a têm".

Paula Teixeira da Cruz utilizou expressões como "usurpação eleitoral" e "caminhada trôpega para o poder" para qualificar o derrube do Governo PSD/CDS-PP prometido pelos quatro maiores partidos da oposição e a preparação de um executivo alternativo.

"Será um ato de enorme irresponsabilidade" e "um primeiro e fatal passo para a radicalização do país que a enorme maioria dos portugueses recusa", considerou, falando também em "negociata política", em "manipulação entre direções de partidos" e num "atropelo às regras" da democracia.

Por outro lado, a deputada do PSD alegou que "esta fação do PS perdeu as referências" e questionou a solidez do entendimento entre socialistas, bloquistas e comunistas: "Esses três partidos estão eles próprios partidos por dentro. Que solução de estabilidade nos querem, então, apresentar?".

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.