sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Paula Teixeira da Cruz fala em "usurpação eleitoral" e acena com "novo resgate"

A deputada social-democrata Paula Teixeira da Cruz acusou hoje a oposição de "usurpação eleitoral" e sustentou que a formação de um executivo do PS apoiado por BE, PCP e PEV poderá conduzir a um "novo resgate".

© Hugo Correia / Reuters

Numa intervenção em nome do PSD, no debate do Programa do Governo, no parlamento, a ex-ministra da Justiça alegou que a perspetiva de formação desse executivo já está a ter consequências: "São já visíveis esses sinais, na subida dos juros, na bolsa, no investimento".

Perante risos nas bancadas da oposição, Paula Teixeira da Cruz afirmou: "Riam, riam, senhores deputados, que depois vão chorar".

No seu discurso, a deputada do PSD deixou uma mensagem para todos os deputados relativa à votação das moções de rejeição ao Programa do Governo, na terça-feira: "Devem votar em consciência, de acordo com o mandato que lhes foi dado - naturalmente, para aqueles que ainda a têm".

Paula Teixeira da Cruz utilizou expressões como "usurpação eleitoral" e "caminhada trôpega para o poder" para qualificar o derrube do Governo PSD/CDS-PP prometido pelos quatro maiores partidos da oposição e a preparação de um executivo alternativo.

"Será um ato de enorme irresponsabilidade" e "um primeiro e fatal passo para a radicalização do país que a enorme maioria dos portugueses recusa", considerou, falando também em "negociata política", em "manipulação entre direções de partidos" e num "atropelo às regras" da democracia.

Por outro lado, a deputada do PSD alegou que "esta fação do PS perdeu as referências" e questionou a solidez do entendimento entre socialistas, bloquistas e comunistas: "Esses três partidos estão eles próprios partidos por dentro. Que solução de estabilidade nos querem, então, apresentar?".

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a secretaria regional de solidariedade social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho.Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.